Ilha de Boipeba
Ilha de Boipeba (FOTO: Reprodução/Instagram)

Tendo em vista as últimas notícias, é notável o fato de que as Paradas do Orgulho LGBT+ tem se potencializado em todo Brasil e no mundo. A Ilha de Boipeba, que pertence ao município baiano de Cairu, realiza a primeira edição do festejo já em setembro.

De acordo com o ‘Blog Gay’, a Parada faz parte do ‘Festival das Cores’, que terá início na primeira quarta-feira (4) do mês e terá como tema o slogan “Ilha do Respeito e da Diversidade”. No dia 4, filmes afins serão exibidos no Centro Cultural de Boipeba, a partir das 19h. No dia 5, no mesmo horário, acontece a abertura oficial da Parada na Casinha Latina.

No dia 6, apresentações culturais na Praça Chertelba, às 18h. Já 4 horas depois, o Baile da Pré-Parada antecede o grande evento, que terá a presença da drag queen Petra Perón e a Malayka, que vai por um caminho mais ‘monstruoso’. Ambas farão performance.


Gilvan Reis, o idealizador, pontuou: “Começamos a perceber no ano passado que Boipeba tinha uma comunidade LGBT vivendo aqui. Descobrimos casais que vieram de fora tocar projetos por aqui e temos também uma grande presença de turistas. Nós percebemos a receptividade ao evento, porque a ilha sempre conviveu bem com a diferença e, como é um lugar pequeno, a aceitação das pessoas é muito rápida”.