Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

24ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro acontecerá em Copacabana; saiba detalhes

Assim como anunciado anteriormente, no penúltimo domingo (22) de setembro acontecerá a 24ª Parada do Orgulho LGBT de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, às 11h. Nessa matéria, tudo o que você precisa saber para curtir a festa sem maiores dúvidas.

Sobre o quê? Aonde?

Nesse ano, o tema do movimento é “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre”. Assim com as outras paradas, a temática faz referência aos 50 anos da Revolta de Stonewal, marco para a conquista de direitos LGBTQ, acontecido nos Estados Unidos.

A concentração do evento ocorrerá no Posto 5 da Avenida Atlântica e espera aproximadamente 500 mil pessoas presentes. Sete trios elétricos desfilarão pela orla e o fim está previsto para às 18h, na altura do Copacabana Palace, no Posto 2.

Para chegar, o CET-Rio orienta a utilização de transporte público regulamentado, bicicleta e ônibus regulares. No metrô, o local do evento é atendido pelas estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Interdições

Todas as mudanças serão feitas em etapas, à partir da meia noite do sábado (21) e permanecerão até às 20h de domingo (22). Agentes da Guarda Municipal e controladores de tráfico da CET-Rio auxiliarão na fluidez do trânsito e em orientações sobre trechos interditados.

A Avenida Atlântica será interditada na pista junto à praia, entre as ruas Francisco Otaviano e a Miguel Lemos à partir das 23h30 do sábado (21) para permitir a passagem dos trios e caminhões da Parada.

Também na Avenida, estará interditada a pista junto às edificações, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Prado Jr à partir das 14h do domingo (22). Por fim a Área de Lazer da Avenida Atlântica também segue o mesmo destino até às 20h do dia da Parada. Por conta disso, ir de carro é uma opção a se ponderar muito.

Vale dizer que a Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques posicionados em pontos estratégicos para garantir a fluidez do trânsito, a realização da Parada e para impedir o estacionamento irregular.

Proibição de estacionamento

A partir das 23h do dia 20/09 até 23h do dia 22/09.
• Rua Bolívar, em ambos os lados da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
• Rua Figueiredo de Magalhães – lado direito, considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
• Rua Rodolfo Dantas, em ambos os lados da via, inclusive nas baias.

A partir das 06h do dia 21/09 até 21h do dia 23/09
• Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.

Segurança e Limpeza

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro garantirá a segurança da Parada 250 guardas e sete viaturas, contando com reforço dos grupamentos especiais Tático Móvel, Motociclistas e de Operações Especiais, além de guardas do programa Rio+Seguro, atuando nas principais ruas de acesso ao evento:

Avenida Prado Júnior, Rua República do Peru, Rua Belford Roxo, Rua Paula Freitas, Rua Francisco Otaviano e Rua Hilário de Gouvea. As equipes do Lixo Zero, em parceria com a Guarda Municipal e a Comlurb tratarão da limpeza, com 231 garis, 32 agentes de limpeza e 150 contêiners.

O Centro de Operações Rio (COR) irá monitorar Copacabana e as vias de acesso ao bairro, por meio das 811 câmeras da Prefeitura, sensores, além de contar com agentes em campo, usuários informando ocorrências no Waze e no GPS dos ônibus.

Saúde

Terá um corpo voluntariado, desde a organização estrutural à desmontagem dos trios. Durante a marcha, acontecerá ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e AIDS. Aliado a isso, serão distribuídos 60 mil preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folhetos informativos sobre formas de prevenção.

Em parceria com Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área Programática (CAP 2.1) da Secretaria Municipal de Saúde; e a Gerência DST/AIDS, Sangue e Hemoderivados da Secretaria Estadual de Saúde, se promoverá uma vacinação contra a Hepatite B.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade