Cerca de 3 milhões de pessoas foram à Parada (Foto: AGNEWS)
Cerca de 3 milhões de pessoas foram à Parada (Foto: AGNEWS)

Neste domingo (18) será realizada 13° edição da Parada do Orgulho LGBTI+ em Ipatinga. Desse modo, um dos intentos, será a promoção da inclusão da população LGBT e a luta contra todas as formas de descriminação, garantindo vida, liberdade, segurança, prosperidade e igualdade.

De acordo com G1, a concentração do evento será a partir das 13h na Avenida Roberto Burle Max, no Parque Ipanema. A parada vai começar com uma manifestação pacífica, logo em seguida vão ser realizadas apresentações artísticas e culturais.

“O nome do evento se chama parada do ‘Orgulho LGBTI+’, para aumentar a autoestima do segmento em relação ao orgulho de sua identidade, orientação e sexualidade, já que nunca foi uma opção ser LGBTI+. Vivemos no país que mais assassina travestis e transexuais do mundo. A cada 16 horas um LGBTI é assassinado, e na maioria das vezes com requintes de crueldade, considerados crimes de ódio. A cada 10 suicídios, de cinco a oito são de LGBT’s”, explica Camila Oliveira.


Vale ressaltar que toda Parada, além de muita cor e animação, tem um tom político proeminente, já que a luta por direitos deve ser sempre trazida à luz. Este ano, o acontecimento de Stonewall, grande motriz na luta, foi relembrado na Parada de SP.