Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Stonewall: Veja como está o bar Stonewall Inn em Nova York atualmente

Publicado em 25/05/2019

Muito se discorre sobre Stonewall tema da Parada LGBTI+ de São Paulo em 2019. Este local acabou sendo um eficaz propulsor na politização da sociedade e, sobretudo, na conquista de direitos LGBTI+. Mas e hoje? O fato é que Stonewall Inn, muitas vezes abreviado para Stonewall, continua vivíssimo. Permanece um bar predominantemente gay e recreativo em Greenwich Village, Nova York, nos Estados Unidos.

Dessa maneira, em um espaço muito maior que o original, aberto aos fins de semana sempre após às 14h, o Stonewall Inn mantém-se de pé. Marcado por seus dois andares, também opera como bar e casa de shows. Assim, contempla happy hours noturnos, uma mesa de bilhar, festas regulares e shows ao vivo para a comunidade LGBT e todos que visitam o local.

Rememorando o episódio, o bar representa uma importância imensurável na luta pelos direitos LGBTs. Em resumo, em 28 de junho, de 1969, tornou-se palco de uma coibição hostil advinda da polícia. A comunidade, que sempre se calava diante do tratamento indigno oriundo de grupos majoritários, resolveu reagir. Então, após lograr-se como um marco para comunidade LGBT, em junho de 2015, recebeu um estatuto especial da Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova York.

Porém, as honrarias ainda não acabaram. Em junho de 2016, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condecorou o bar e oficializou-o como um monumento nacional. Assim, logrou-se como o primeiro monumento nacional dedicado aos direitos LGBTI+.

Logo, Stonewall Inn, além de ser um lugar para puro deleite é também um ambiente dignificante e celebrado por suas histórias de força, impetuosidade e luta, sendo estas características marcantes da comunidade LGBT.

Stacy Lentz, coproprietária do Stonewall Inn desde 2006, enfatiza: “Realmente queremos que [Stonewall] seja um espaço para a comunidade inteira, como era em 1969. Apesar de ser meio malcuidado naqueles tempos, ainda era um lugar de encontro, e queremos manter isso vivo”.

Madonna

Madonna no bar Stonewall Inn
Madonna no bar Stonewall Inn

É propício lembrar também que Madonna, este ano, surpreendeu seus fãs durante a festa de Ano Novo do Stonewall Inn, com um discurso e um show. A cantora fez uma aparição surpresa no local e aproveitou para ensejar um discurso sobre amor e igualdade.

“Se realmente olharmos e realmente aproveitarmos o tempo para nos conhecermos, descobriríamos que todos nós sangramos da mesma cor e todos precisamos amar e ser amados”, disse.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade