Brasilia Orgulho
Brasilia Orgulho (Foto: Bruno Cavalcanti/Divulgação)

O Brasília Orgulho, festival LGBT da capital federal, divulgou o tema e a data da Parada do Orgulho LGBT em 2019. A programação, que inclui debate, cinema, esporte, festas e a parada do orgulho, terá como foco Stonewall 50. Beijo Livre 40. Resistência e Conquistas.

O ano de 2019 será duplamente especial. Serão completados 50 anos da Revolta de Stonewall, episódio ocorrido em Nova York em 1969 no qual clientes do bar Stonewall Inn se rebelaram contra a repressão sofrida por LGBT na cidade.
O ato marcou o movimento LGBT moderno. Foi a caminhada feita um ano depois para lembrar data que deu origem às paradas do orgulho, atualmente os maiores atos de direitos humanos no mundo. Outro aniversário é o da criação do grupo de ativismo arco-íris Beijo Livre, no Distrito Federal. Trata-se do primeiro do gênero no DF e um dos primeiros do País.
LEIA MAIS:
O festival vai lembrar trajetórias do movimento LGBT internacional, nacional e do DF e mostrar o quanto resistimos e conquistamos nessa trajetória.
O evento se encerra com a realização da 22ª Parada do Orgulho LGBTs de Brasília no dia  14 de julho. A concentração será feita em frente ao Congresso Nacional. Em 2018, a manifestação reuniu mais de 100 mil pessoas.