Aretuza Lovi na Parada LGBTI de Brasília
Aretuza Lovi na Parada LGBTI de Brasília (Foto: Reprodução/Instagram)

Com o tema “LGBTePolíticaSim”, a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBTI de Brasília reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, no centro da capital. Pela primeira vez, a manifestação acontece dentro do Festival Brasília Orgulho, que pretende trazer mais visibilidade às questões ligadas à diversidade.

A concentração teve início às 15h, no Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios e o evento seguiu pelo Eixo Monumental, na via N1, até o Palácio do Buriti. A drag queen Aretuza Lovi foi a grande atração da festa.

LEIA MAIS:


Suécia recebe primeiro estádio LGBT do mundo

Mais quatro marcas se juntam ao movimento da SKOL em prol do Orgulho LGBT

De acordo com o presidente do festival Brasília Orgulho, Michel Platini, a passeata este ano atraiu mais pessoas e levou a discussão sobre o voto consciente e da representatividade política no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ainda mais em período de eleições.

Uma pesquisa feita pela instituição no último mês, apontou que 90% dos LGBTI do Distrito Federal esperam ver um candidato que tenha ligação direta com o movimento. “São 300 mil LGBTs na cidade. Vimos que a maioria não vai votar branco ou nulo. Vão participar. Em um ano eleitoral, a posição política é muito importante”, afirmou Platini em entrevista ao jornal de Brasília.