Parada LGBT de Madureira
Parada LGBT de Madureira [Foto: Reprodução/TV Globo]

O bairro de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, ficará mais alegre e colorido, neste domingo (1º) com a realização da tradicional Parada LGBTI, organizada há 18 anos pelo Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MGTT). O tema deste ano mandará um recado para os eleitores: “Vote certo para não chorar. Queremos renovação Já”.

A concentração será às 13h, na Rua Carvalho de Souza.  O ato pretende reunir cerca de um milhão de pessoas. Ano passado, o público estimado foi de 1,2 milhão. A Ambev é a patrocinadora da festa.

Ao todo nove trios elétricos desfilaram pelas ruas do local. Cada um representará um tema, como o movimento das gordinhas cariocas universitárias;  integrantes da Portela e do Império Serrano, trio das trans, lésbicas, voluntários e de uma grande boate gay da região, além do movimento de lideranças LGBTs. O tema deste ano mandará um recado para os eleitores: “Vote certo para não chorar. Queremos renovação Já”.


O promoter David Brazil e a atriz Viviane Araújo são os padrinhos do evento, que ainda contará com shows da cantora Lexa, Jojo Todynho, Chininha e Príncipe, Rennan da Penha, DJ FB, MC Stuarty e Chitara de La Kosta, os Mcs da Zona Oeste MC Nego Belo e MC Relíquia e das divas LGBTs da noite carioca Suzy Brasil, Karina Karão, Desiree, Núbia Pinheiro e Samara Rios.

LEIA MAIS:

SKYY Vodka se despe do rótulo para celebrar o Orgulho LGBT

Pabllo Vittar revela apoio da sua mãe: “Disse que podia ser quem eu quisesse”

Das 9h às 13h haverá atividades de ação social da Secretaria Municipal de Saúde, com vacinação contra hepatite B e tétano, teste de HIV através da saliva, distribuição de materiais de prevenção às DSTs, tuberculose, AIDS, e de 100 mil preservativos e lubrificantes. Haverá também arrecadação de alimentos que serão distribuídos em prol de pessoas soropositivas e com câncer.

A Prefeitura do Rio, através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio) está apoiando a Parada de Madureira com toda a estrutura dos órgãos públicos e com a isenção das taxas para liberação de documentação. A Secretária de Estado também colabora com a passeata.

“A Parada é um momento de visibilidade e um grande ato político em busca de nossos direitos. É um evento para toda a família.” ressalta Loren Alexsander, presidente do grupo MGTT.

DEIXE UMA RESPOSTA