Turismo
Turismo LGBT (Ilustrativa)

Turismo LGBT, além de selecionar locais mais hospitaleiros para a diversidade, é um mercado que está cada vez mais se consolidando. Comemorado no dia 10 de agosto, o segmento ajuda LGBTs a embarcarem em viagens seguras e positivas.

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020 acaba de definir sua programação para esse ano. O evento que incialmente aconteceria presencialmente no dia 06 de Junho, acabou sendo transferido para o formato on-line e será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro. Segundo os organizadores, o evento será gravado com antecedência e dividido em cinco programas de uma hora. Os programas serão lançados diariamente de forma simples para que os profissionais possam assistir quando quiserem.

“Ficamos acompanhando todos esses eventos virtuais desde o começo da pandemia, e
percebemos que as pessoas não conseguem focar suas atenções por mais de uma hora na frente de uma tela, por isso, para termos um melhor resultado em aderência e na entrega, optamos por adotar esse formato simples, se complicações ou burocratização para disponibilizar o conteúdo. Nesse momento, acreditamos que menos é mais.”
Declarou Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.


“Buscamos trazer os temas mais urgentes e atuais e com nomes de altíssima propriedade para discuti-los. Além disso, tivemos uma preocupação muito grande em garantir a pluralidade de gênero, orientação sexual e diversidade de raça para darmos voz a quem tem propriedade e lugar de falar em cada um dos temas que serão discutidos. Apesar de relativamente novo, entrando em sua quarta edição, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil já conquistou uma excelente reputação no mercado, e estamos trabalhando incansavelmente para não deixar nosso padrão de qualidade cair perante todas as dificuldades que o setor de turismo e eventos tem enfrentado durante esse ano”, completou Bernardes.

Veja programação completa:

23/11 – Segunda-feira
Painel 1: Mice LGBT
O painel quer entender como aos eventos, meetings, e campanhas de incentivo do mercado corporativo estão tratando seus executivos LGBTI+ e como o segmento pode dar uma melhor atenção a esse tema.

Mediador: Eduardo Murad – Presidente Alajev
Painelista : Fernanda Furquim – Executiva de contas da MCM Brand Group
Painelista : Paulo Amorim – Especialista em marketing digital, eventos corporativo e consultor em Diversidade e Inclusão.

Workshop: Mato Grosso do Sul – Karla Cavalcanti – Gerente de Mercado Fundtur – MS.
Mato Grosso do Sul se desponta como o novo hot spot do turismo LGBT brasileiro. Com natureza exuberante, paisagens ímpares e povo hospitaleiro, o estado é bem preparado para receber turistas LGBT. Conheça as novidades e as iniciativas lideradas pela Fundação de Turismo do MS que garantirão uma viagem segura e inesquecível aos seus clientes.

24/11 – Terça-feira
Painel 2: Turismo LGBT na maturidade
O público LGBTI+ é, quase sempre, retratado por pessoas jovens reforçando estereótipos que atrapalham a compreensão do mercado com relação a essa comunidade. Esse painel visa jogar luz aos LGBTI+ que já entraram na chamada classe dos 60+, entender suas demandas e comportamento na hora de viajar.

Mediador: Clovis Casemiro – Coordenador IGLTA no Brasil
Painelista : Rogério Pedro – Fundador da ONG Eternamente Sou
Painelista : Cida Araújo – Empresária e promoter do setor de eventos LGBT

Workshop: Israel – Carolina Dias – Relações Públicas do Ministério do Turismo de Israel no Brasil. Oásis de segurança e respeito ao turista LGBT no Oriente Médio, Israel atrai turistas deste segmento do mundo todo. A legislação avançada para causas LGBT, juntamente com atrativos turísticos que combinam história milenar com um estilo de vida contemporâneo, o destino se tornou, em pouco tempo, um dos queridinhos dos turistas LGBT brasileiros. Confira esse workshop incrível e surpreenda-se com tudo que esse pequeno gigante tem a oferecer.

25/11- Quarta-feira
Painel 3: Diversidade e Inclusão no Turismo LGBT+
Por se tratar de uma comunidade plural e diversa, acredita-se que a comunidade LGBTI+ é inclusiva e abraça todos os seus membros. O objetivo desse painel é dar voz aos membros menos favorecidos da comunidade LGBTI+ e entender as dificuldades enfrentadas no ambiente do turismo.

Mediador: Maitê Schneider – Fundadora da Transemprego
Painelista : Alberto Jr – Influenciador Digital/ Apresentador
Painelista : Ivone Oliveira – Blog Gata de rodas e Diretora da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Workshop: Argentina
O destino internacional preferido dos turistas LGBT brasileiros também está na programação do Fórum. Em 2017, o país recebeu mais de 200 mil brasileiros da comunidade. Com muito planejamento e um trabalho focado, aliado à riqueza cultural e natural, a Argentina tornou-se porta de entrada para o turista LGBT na América Latina e referência mundial nesse segmento.
Confira este workshop e encante seus clientes com uma Argentina que vai muito além do tango e das parrillas.

26/11 – Quinta-feira
Painel 4: Politicas Públicas como ferramenta de fomento do turismo LGBT+

O turista LGBT é responsável por 15% de toda movimentação financeira do setor. São centenas de bilhões dólares injetados na economia. Análises indicam que os destinos turísticos com politicas públicas claras e avançadas de proteção aos seus cidadãos LGBT têm maior chance de fazer sucesso dentro deste segmento do turismo. O objetivo desse painel é compreender como Brasil pode continuar avançado nesse tema de maneira a atrair mais divisas para o setor.

Mediador: João Bueno – Advogado Especialista e Associações e consultor Juridico
Painelista : Cassio Rodrigo – Diretor de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Painelista : Heloísa Gama Alves – Especialista em Direito Constitucional e Direito Homoafetivo

Workshop: Colômbia – Maria Catalina Galvis – Assessora de Turismo da ProColombia Brasil. Duas vezes vencedora do World Tourism Award como melhor destino LGBT da América Latina, a Colômbia surpreende pela vida agitada de suas metrópoles repletas de atrações para o público LGBT. Além disso, sua riqueza cultural se expressa em sabores, ritmos e cores que contagiam a todos. Assista a este workshop e descubra tudo o que o nosso vizinho mais alegre tem a oferecer aos viajantes LGBT brasileiros.

27/11 – Sexta-Feira
Painel 5: Marcas com propósito social
O que já era uma tendência acabou sendo acelerada pela pandemia do Covid-19. O consumidor mudou drasticamente suas relações de consumo e a maneira como se comportam perante as marcas. Estudos indicam que marcas que têm preocupação em devolver algo para a sociedade ganharam a preferência absoluta dos consumidores. Com cases e bons exemplos, esse painel visa orientar grandes, medias e pequenas empresas a se adequarem a essa nova realidade para ajuda-las a ganhar a simpatia e o engajamento da comunidade LGBTI+.

Mediador: Luanny Fastino – Consultora da CKZ Diversidade
Painelista: Antonietta Varlese – Senior VP de Comunicação, Relações Institucionais da Accor na America Latina
Painelista: Rodrigo Santini – Ben&Jerry’s – Lider de Marca e Missão Social da Ben & Jerry’s Brasil

Workshop: Miami- Dan Rios – Director, LGBTQ Marketing
Muito além de praias e compras, Miami sabe agradar o turista LGBT como poucos destinos no mundo. Exposições de arte, festivais culturais e gastronômicos, além de um enorme leque de eventos voltados a esse público garantem muito agito e badalação, atraindo esse perfil de viajantes o ano todo. Assista a este workshop e fique por dentro de todas as novidades do paraíso LGBT na Flórida (EUA).