Aplicativo Uber (Foto Ilustrativa)
Aplicativo Uber (Foto Ilustrativa)

Com o intento de promover a diversidade e minimizar o preconceito, a Uber lança nesta quarta-feira (22) a segunda edição do Podcast Fala Parceiro de Respeito, conforme já reportamos aqui. O projeto conta com 20 episódios que tenciona trazer assuntos como combate ao racismo e LGBTfobia à luz.

Desse modo, quem ouvir todo o conteúdo, que será distribuído semanalmente, vai receber o selo Viagem de Respeito, a partir de setembro. Por meio do aplicativo, os usuários poderão verificar se o motorista tem ou não o selo. O podcast traz uma linguagem fácil e extremamente acessível.

Desde que desenvolvemos esse projeto em 2019 com a Uber, já havíamos escutado dos motoristas que eles estavam mais dispostos a ouvir arquivos de áudio enquanto dirigiam do que a parar para assistir um vídeo, por exemplo”, conta a coordenadora do projeto Sandra Vale. “Com todos os aprendizados que tivemos com a primeira edição, entendemos que era necessário envolver também usuários e ativistas para termos condições de falar sobre racismo e LGBTQIA+fobia, e dessa forma construir um conteúdo que pudesse dialogar com a realidade de todos os envolvidos”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.


Na escala em que operamos, realizamos milhões de conexões diariamente. Por conta disso, os problemas complexos da nossa sociedade, como o assédio e o racismo, acabam também aparecendo nas nossas operações. Mas, ao mesmo tempo, nossa capilaridade nos traz também um grande potencial de alcance. E é por isso que temos nos comprometido em atuar em diferentes frentes, seja com tecnologia, novos produtos ou mesmo conteúdos educativos, para ser parte da solução desses problemas”, finalizou.