Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

TÔ PASSADA! Você sabia que existem cursinhos que ajudam estudantes trans a passarem no vestibular?

Publicado em 19/08/2017

Com o objetivo de promover a inclusão social de travestis e transexuais algumas ONGs vêm desenvolvendo e promovendo cursinhos pré-vestibulares. A ideia é preparar os alunos para as provas dos vestibular e também para a prova ENEM.

“Gostaria de fazer uma faculdade que me rendesse um dinheiro mas, como no Brasil é preciso de um título para você ser respeitada, vou tentar ingressar, mas confesso que irei com muito medo” revela a estudante transexual Josiane Ribeiro de 21 anos que frequenta um destes cursinhos segmentados para o público LGBT.

O medo da jovem é justificado: a estudante afirma que já ouviu histórias muito tristes de preconceito em instituições de ensino e que uma amiga lhe contou que uma colega foi estuprada dentro do alojamento masculino de uma faculdade, pois ela não tinha os documentos corrigidos e não aceitaram o seu nome social.

O cursinho Transvest, em que Josiane estuda, representa para ela hoje uma família, onde ela se sente mais forte e protegida, segundo as palavras da própria jovem. E a ideia destes cursinhos é esta mesmo: é oferecer segurança para homossexuais e transexuais que vivem em situações vulneráveis.

Conheça alguns destes projetos:

  • Transvest

O cursinho mineiro tem como objetivo incluir a população trans na sociedade e valoriza a arte como forma de expressão e libertação dos preconceitos existentes. A instituição também oferece cursos de supletivo, de idiomas, de música e atividades que debatem a cultura LGBT.

Endereço: Rua da Bahia, 1.148, Centro – Belo Horizonte/MG
Facebookfacebook.com/transvest
SiteTransVest.org
Telefone: (31) 99922-2666 (whatsapp)
E-mail: [email protected]

 

  • Prepara Trans

Apesar de beneficiar principalmente travestis, transexuais e transgêneros, a instituição goiana oferece vagas também para gays, lésbicas e bissexuais. O projeto também oferece formação integral, podendo participar das aulas estudantes com qualquer nível de formação.

Endereço: Faculdade de Educação da UFG – Rua 235, Sala 113, Goiânia/GO
Facebookfacebook.com/preparatrans
E-mail: [email protected]
Telefone: (62) 99266-2958 / 98155-7884

 

  • Transcidadania

Criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Programa Transcidadania é um projeto para travestis, homens e mulheres transexuais.

No Transcidadania, os estudantes tem a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio, de adquirir qualificação profissional e também de desenvolver práticas de cidadania. Aqueles que frequentam as aulas recebem também atendimento psicossocial, pedagógico e médico.

Endereço: Centro de Cidadania LGBT – Rua do Arouche, nº 23, 4º andar, República, São Paulo-SP.
Telefone: (11) 3106-8780 – Centro de Cidadania LGBT ou 0800-7701445 – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP
E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

  • Tô Passada

O cursinho curitibano Tô Passada tem o objetivo de fazer estudantes LGBT passarem no vestibular e terem acesso ao ensino superior. O projeto foi idealizado pela ONG Transgrupo Marcela Prado, que tem por objetivo a promoção e defesa dos direitos humanos aos LGBT.

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366, Cj 42, Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3322-3129
E-mail: [email protected]
Facebookfacebook.com/topassadactba

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade