Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
bate-papo

Senador capixaba, Fabiano Contarato fala sobre ser pai gay

Ele é casado com Rodrigo Grobério, e é pai de duas crianças, Mariana e Gabriel

Publicado em 07/07/2021

Fabiano Contarato, senador do Espírito Santo pelo partido Rede, revelou algumas coisas concernentes à sua vida pessoal. Ele é o primeiro homossexual a assumir tal cargo. Contarato já afirmou ter descoberto a sua homossexualidade na juventude. Ele é casado com Rodrigo Grobério, e é pai de duas crianças, Mariana e Gabriel.

O podcast Daddy Squared conversou um pouco com o político, que discorreu também sobre o processo de inseminação artificial no Brasil e adoção.

“No Brasil, graças a Deus, nós temos a possibilidade de adoção de igual forma com um relacionamento heterossexual. E não é difícil o processo de adoção. Basta você procurar o Juizado da Infância e Juventude e se habilitar no processo de adoção. É claro que você apresenta documentos, faz um curso, tem entrevista com assistente social e psicólogo, e recebe uma visita na sua casa para ver se você tem uma estrutura para essa criança”, afirmou o Contarato ao podcast.

“No Brasil, se você opta pela inseminação, os direitos daquela mãe são preservados. Ela é regida pela Código Civil, ela pode ter uma guarda compartilhada, mas isso tudo vai ser por decisão judicial. Só pra deixar claro: continua no registro de nascimento da criança a paternidade de quem cedeu o sêmen, no caso, mas a maternidade mantém-se daquela mulher”.

No meu caso, eu nunca tive o sonho de ser pai biológico, acho que já tem muita gente no mundo (risos), então eu e meu esposo entramos na fila da adoção, fizemos o perfil e somos pais dos nossos filhos, que são a razão da nossa vida. Agora, se você quer um filho biológico, a partir do momento que você faz isso, não existe na lei brasileira essa permissão, então aquela mulher mantém o direito do pátrio poder inerente ao direito de família no Brasil. Eu posso ser o pai biológico, mas ela mantém esse direito como mãe. Por exemplo, eu tenho um amigo que é casado com outro homem e eles tiveram filhos biológicos e a decisão da Justiça foi manter a mãe no registro da criança e os dois pais, ou seja, esse casal de amigos meus“, disse.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade