Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saúde

Varíola do macaco: Autoridades temem estigmatização de gays

O vírus foi descoberto em macacos na década de 1950

Publicado em 23/05/2022

A varíola dos macacos, ou ortopoxvirosis simia, como o vírus é chamado, é uma doença rara cujo patógeno é geneticamente similar ao vírus da varíola.

Os oito casos suspeitos em Madri estão entre homens que fazem sexo com homens. No Reino Unido, quatro pessoas que se identificaram como “homossexuais, bissexuais ou homens que têm relações sexuais com outros homens“, segundo a agência britânica de segurança sanitária. Por conta disso e mais a declaração precipitada de Vitor Duque, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, autoridades temem que a população de homens gays e bi seja estigmatizada.

Até agora, chegou a 16 países. O vírus foi descoberto em macacos na década de 1950 – e infectou humanos pela primeira vez em 1970, na África. Sobre a transmissibilidade, a OMS trabalha com a hipótese inicial de relação sexual, mas é provável que seja proliferado também pelo ar e objetos.

Mesmo se estamos vendo alguns casos entre homens que fazem sexo com homens, esta não é uma doença gay, como algumas pessoas nas mídias sociais tentaram rotulá-la”, alerta. “Qualquer um pode contrair varíola dos macacos através de contato próximo”, explica Andy Seale, consultor de estratégias dos programas globais de HIV, hepatite e infecções sexualmente transmissíveis da Organização Mundial da Saude (OMS).

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade