Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Confira

Saúde: O pênis pode diminuir? Especialista responde

Urologista dá dicas para saúde do pênis

Publicado em 08/04/2022

Muitos homens buscam mecanismos para o aumento peniano, isso é fato. As pesquisas sobre este tema são magnânimas. Mas será que o pênis pode diminuir?

O Observatório G conversou com o urologista Dr Marcelo Magalhães que, dentre muitas qualificações, traz em seu currículo ênfase na saúde LGBT.

O pênis pode diminuir?

Sim, para a tristeza de muitos homens, pode. É raro, mas é possível.

Quando isso acontece?

Então, existem situações em que isso pode acontecer. A mais comum é por conta da própria idade. Com o tempo, o tecido do pênis vai envelhecendo, vai se tornando menos vivo e sofrendo inflamações, o que pode causar atrofia. Com o passar da idade, homens mais idosos, em que os níveis hormonais começam a cair – o hormônio é um estímulo para o pênis e toda parte genital masculina – e a falta de hormônio vai causando uma certa atrofia, é pouco perceptível, mas acontece. É mais notável com a falta de atividade sexual, o pênis fica em desuso. Isso pode levar à diminuição de até 1, 2 cm. Mas isso acontece em anos prolongados deste desuso. Outra hipótese é em decorrência de uma doença chamada Peyronie, doença inflamatória do pênis, alguns homens têm, outros não. Ela causa inflamações ali na estrutura rígida do pênis, causa dor, as ereções são dolorosas. E, passando essa inflamação, gera uma cicatriz, que chamamos de placa. Esta placa não só diminui o tamanho do pênis, como o deforma. Causa curvaturas e o pênis vai ficando torto. Mais comum acontecer um evento desses, mas em algumas situações aparecem em vários pontos. Somando as inflamações e curvaturas, o pênis pode diminuir. Toda cicatriz, seja no corpo inteiro, a cicatriz retrai o tecido, a pele e com o pênis não é diferente. Então qualquer inflamação, uma lesão na estrutura do pênis, pode causar um certo encurtamento. Outra situação são as operações em homens, especialmente mais idosos, com câncer de próstata. Quando se retira a próstata, é preciso reconstruir o canal urinário, a uretra. E, nessa reconstrução, o pênis fica um pouco mais repuxado, o médico precisa puxá-lo por dentro da pelve para ser possível a reconstrução. Em alguns pacientes essa pequena diferença pode ser percebida.

É possível evitar ou reverter?

No caso do envelhecimento não é possível evitar, mas minimizar. Manter os níveis hormonais, estimular o paciente a manter alguma atividade sexual, nem que seja masturbação, pois mantém os órgãos ativos e vivos por mais tempo. Hábitos de vida saudáveis ao longo da vida. Diabetes, hipertensão, cigarro, isso tudo afeta os vasos sanguíneos no corpo todo e com o pênis não é diferente. Quem é obeso, diabético ou fuma, vai ter dificuldade de ereção e vai alterar os níveis hormonais e, consequentemente, vai levar a esta atrofia do pênis. Sobre a doença de Peyronie e cirurgia não dá para evitar, é importante fazer o acompanhamento com o urologista. E reverter, é possível até certo ponto, depende de cada caso – do quanto diminuiu ou atrofiou. No caso do envelhecimento de hormônio, tentar equilibrar pode minimizar a situação. Já da doença de Peyronie vai de cada caso, depende da placa que se formou. A gente pode substituir essa placa por algum tipo de tecido, então, é possível reverter alguns casos, dependendo da cirurgia. Em outros casos, quando o paciente tem uma curvatura muito acentuada e o médico precisa endireitar o pênis isso pode levar à diminuição do órgão e, durante a cirurgia, podemos minimizar essa perda de tamanho, porém a gente consegue corrigir menos a curvatura.

Confira também – Tipos de ejaculação precoce e tratamento

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade