Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Prevenção

Salvador convoca população trans para exames preventivos contra o câncer no Outubro Rosa

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) irá oferecer exames preventivos, como ultrassom de mama e transvaginal, durante todo o mês de outubro

Publicado em 19/10/2021

Como parte da companha do Outubro Rosa, O Campo Temático de Saúde da População LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, emitiu um alerta nesta segunda-feira (18) para os cuidados de prevenção ao câncer de mama e de colo da população trans. O intuito é lembrar que homens e mulheres trans e travestis precisam realizar a mamografia preventiva, a recomendação principal é para pessoas de 50 a 69 anos.

Erik Abade, técnico de Saúde da População LGBT, esclarece que é importante que os homens trans consultem um profissional, mesmo que já tenham passado pela cirurgia de retirada das mamas, principalmente devido ao fato de que nem sempre são retiradas por completo. É necessário também que eles façam os exames de Papanicolau, a fim de prevenir o câncer de colo.

O Instituto Nacional do Câncer recomenda que toda e qualquer pessoa que possua útero, que já tenha tido relações sexuais e esteja na faixa etária de 25 a 64 anos faça o exame. Já as mulheres trans e travestis que fazem o processo de homonização com estrogênio devem realizar os exames de rotina, pois o risco de câncer aumenta consideravelmente quando comparado a homens cis, após 5 ou dez anos.

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) irá oferecer exames preventivos, como ultrassom de mama e transvaginal, durante todo o mês de outubro. Para ter acesso aos procedimentos basta comparecer em um dos 154 postos da rede municipal de saúde, com documento de identificação e cartão SUS em mãos, os exames são realizados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, no ambulatório e no setor de bioimagem.

A lista de unidades e instruções para participar da campanha podem ser encontradas através do site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade