Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saiba Mais

O que é PrEP e PEP e qual a diferença?

Os dois agem contra a infecção do HIV

Publicado em 06/09/2021

Você sabe a diferença de PrEP e PEP? Em meio a falsas notícias sobre os medicamentos, vale relembrar que ambos atuam contra os riscos do individuo se infectar com o HIV. Os dois também são chamados de antirretrovirais (ARV) pelos infectologistas.

De forma objetiva, a PrEP, consiste em uma combinação de dois comprimidos, conhecidos pelo nome de tenofovir + entricitabina), que agem contra as possibilidades que o HIV pode agir no organismo da pessoa. O intuito deste, é diferente da PEP-Profilaxia Pós-Exposição.

O segundo citado acima, refere-se como um ‘medicamente de urgência”, com estratégias da Prevenção Combinada. O resultado disso, consiste em um uso logo após qualquer tipo de exposição de risco, sendo por formas sexuais ou até mesmo acidentais. Vale citar que, o PEP é indicado em até 72 horas depois do acontecimento, sendo ideal o quanto antes, durante 28 dias.

Ao concluir, vale destacar que, a camisinha é sempre indispensável durante atos sexuais, já que existem outras doenças sexualmente transmissíveis. Ao Observatório G, a médica infectologista Suzanna Pereira, comentou sobre os estudos relacionados a PrEP.

“A confiabilidade da PREP já foi provada com estudos embasados. Assim, no estudo IPrEX, que analisou a ingestão em HSH (homens que fazem sexo com homens) e pessoas trans, sinalizou que houve uma redução de 44% no risco de aquisição do HIV”, destacou a profissional de saúde.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade