Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saúde

Os médicos e médicas do Brasil estão preparados para atender pacientes LGBT?

Os profissionais de medicina precisam ter o conhecimento necessário para atender pacientes LGBT

Publicado em 18/08/2021

Desbravar o tema sexualidade e saúde de forma geral é encarar diversos tabus penetrados na sociedade. Mesmo o debate sobre o assunto ter amplificado, podemos dizer com exatidão que ainda temos um logo caminho a ser trilhado nesse quesito. Ou seja, a temática se propaga, porém com muita desinformação e preconceitos. 

 A falta de informação coloca, até hoje, as mulheres lésbicas em situação de vulnerabilidade nos consultórios médicos. Aliás, todo o público LGBT pode passar por percalços durante as consultas, especialmente a comunidade trans.

Os profissionais de medicina precisam ter o conhecimento necessário para atender pacientes LGBTQIA+, que representam de 10 a 20% da população, a depender do estado brasileiro.

Infelizmente este não é um conteúdo ainda discutido nas universidades, então o médico ou médica chegam ao consultório com dificuldades de compreender os cuidados necessários para essas pessoas”, explica Saulo Ciasca, especialista, professor e editor de um livro sobre o assunto.

Questões relacionadas à prevenção também acabam sendo esquecidas, como a necessidade do exame papanicolau para mulheres lésbicas, os cuidados na prática do sexo anal, e atenção a sintomas de ansiedade e depressão”, destaca Ciasca. Ele é um dos editores do livro Saúde LGBTQIA+, Práticas de Cuidado Transdisciplinar, publicado em 2021 pela editora Manole.

 “Vou falar de três perguntas e três atitudes fundamentais que os profissionais de saúde têm que fazer para fazer uma consulta voltada para a diversidade sexual de gênero, mas detalhes só na palestra”, afirma. Os interessados na segunda edição do SanarCon, congresso online e gratuito voltado para profissionais de saúde podem se inscrever de graça em https://sanarcon.sanarmed.com/.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade