Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saiba mais

O que é sífilis? Quais são os sintomas e fases?

Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum

Publicado em 21/09/2021

O que é sífilis?

Com o aumento de novos casos de sífilis, a doença pode passar ‘despercebida’ em seus estágios iniciais em alguns indivíduos. Afinal, se trata de uma infecção sexualmente transmissível (IST), que conta com cura. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum.

Quais são as fases da sífilis e sintomas?

-Primária: De acordo com as informações do Saúde Vida, nessa fase, geralmente é comum aparecer uma lesão rosada, que pode ter pouca sensibilidade para dor. A probabilidade é que, aqui, isso aconteça entre 10 até 90 dias do contato sexual com o individuo infectado.

-Sífilis secundária:

Aqui, é possível que a pessoa sofra com febre, inflamação na garganta, perda de apetite e sintomas mais intensos. Uma das grandes características pode ser manchas nas mãos, pés e costas. Geralmente acontece de seis a oito semanas após o primeiro contato com a bactéria.

-Latente recente e tardia:

Nessa fase, os sintomas que aparecem nas duas fases podem desaparecer. Aqui, os sinais ficam mais difíceis de serem vistos. Diferente do estágio anterior.

-Terciária: Aqui, a pessoa pode apresentar doenças na medula, nos olhos e infeccções nos órgãos. Geralmente acontece entre três até doze anos após o primeiro contato com a bactéria.

-Congênita:

Gestantes que não seguem o tratamento transmitem a doença aos seus filhos durante o parto ou antes dele. Segundo informações do portal mencionado acima, a chance da transmissão nesse estágio está entre 70% a 100%.

Como é transmitida?

De acordo com o portal mencionado acima, as principais formas que a doença pode ser transmitida está nas relações sexuais sem camisinha, no contato direto com o sangue de um indivíduo infectado pela bactéria, e de mãe para filho.

Como é feito o diagnóstico da sífilis?

No SUS, o teste rápido pode ser feito nos serviços de saúde, com um tempo bem curto de resultado. Essa alternativa atualmente pode ser a forma mais simples para o diagnóstico.

Como é feito o tratamento?

Ainda segundo o veículo Saúde Vida, o tratamento é feito com uma orientação médica, sendo feito geralmente com o uso da Penicilina Benzatina, que provavelmente conseguirá eliminar a bactéria. Vale destacar que, a quantidade da medicação, dependerá da fase que o indivíduo estará e da avaliação médica.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade