Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saúde

Homens morrem mais de suicídio do que mulheres

As taxas de suicídio entre homens são geralmente mais altas em países de alta renda

Publicado em 23/11/2021

A primeira coisa que perpassa nossa mente quando nos deparamos com um ser humano que se suicidou é o seu presumível descontentamento pela vida e a falta de desejo. A sensação de vazio inexplicável que, inevitavelmente, o transportou para o padecimento melancólico. Alguns psicanalistas afirmam que o problema advém de uma depressão tão profunda, que chega perfurar a alma e dissipa qualquer esperança que aquele ser poderia ter no amanhã. Tudo isso é muito mais pungente do que uma melancolia niilista e uma ‘falta de sentido na vida’.

Para Freud, Há uma perda total da vida pulsional do sujeito. Utiliza-se, assim, a expressão ‘ferida aberta’, para caracterizar o luto e a melancolia.

No livro ‘Fédon’, de Platão, narra-se um diálogo sumamente profundo entre Platão e Sócrates. Em resumo, Sócrates já havia sido julgado e condenado pelo tribunal de Atenas e aguardava a execução da pena (beber veneno) na cadeia. Assim, o clássico versa sobre os questionamentos que advêm dos recônditos da alma e sobre sua imortalidade.

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019.

Mais homens morrem devido ao suicídio do que mulheres (12,6 por cada 100 mil homens em comparação com 5,4 por cada 100 mil mulheres). As taxas de suicídio entre homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,5 por 100 mil), conforme o relatório “Suicide worldwide in 2019”.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), nos Estados Unidos, uma das maiores organizações de pesquisas sobre saúde mental do mundo, entendeu que a orientação sexual vivida em ambientes repressores pode majorar essa incidência.

A análise reuniu no total 191.954 participantes, sendo que 14.693 são gays, lésbicas ou bissexuais. O levantamento apontou que as taxas podem ser maiores entre estes grupos.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade