Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Saúde

Conheça 5 sintomas no pênis que devem servir de alerta

“Os homens precisam entender que o autocuidado é de extrema importância. Quando você não interage com seu pênis, não identifica pequenos sinais que podem indicar a necessidade de uma visita ao médico", ressalta

Publicado em 01/03/2022

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia apontam um aumento de 1.604% nas amputações de pênis no Brasil nos últimos 14 anos. A principal causa é o câncer de pênis que, apesar de ser mais frequente em homens a partir dos 50, também inclui os mais jovens nas estatísticas.

função erétil depende da boa circulação do corpo, ela é um marcador de saúde global. Atinge parte considerável dos homens no Brasil e no mundo. Segundo uma revisão de pesquisas publicadas no jornal científico BJU International, as estimativas envolvendo impotência sexual podem atingir até 76% da população masculina em alguns países.

O urologista Carlos Bautzer, que atua no núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e é membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), reforça que é importante e necessário que o homem tenha mais atenção com a saúde, principalmente no que envolve o pênis. “Os homens precisam entender que o autocuidado é de extrema importância. Quando você não interage com seu pênis, não identifica pequenos sinais que podem indicar a necessidade de uma visita ao médico. E podemos estar falando de câncer de pênis, mas também de outras condições, como disfunção erétil, câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis. Seja qual for o caso, quanto mais tarde o diagnóstico, maiores as chances de sequelas e outras complicações”.

Surgimento de manchas ou lesões

Sintoma mais visível aos olhos, manchas no pênis podem significar diversos problemas, desde falta de higiene até alguma infecção ou doença sexualmente transmissível. Além de usar camisinha nas relações sexuais, o urologista reforça a importância da higiene na região, para evitar a proliferação de bactérias e o surgimento de outras complicações. Outras alterações na pele do pênis também devem ser observadas, pois podem ser sintoma de câncer, como mudança na cor ou espessura da pele, feridas, nódulos, lesões de cor marrom-azulada, entre outras.

Dificuldade de iniciar a micção

A dificuldade na hora de começar a urinar ou até a dificuldade em esvaziar a bexiga por completo pode ser indício de hiperplasia prostática benigna, uma condição que consiste no aumento de tamanho da próstata e afeta cerca de 80% dos homens com mais de 50 anos. Apesar de benigna, é importante tratá-la, para voltar a ter qualidade de vida.

Dificuldade frequente em manter uma ereção

Nem sempre a dificuldade de manter a ereção na relação sexual é um problema. Porém, quando isso se torna frequente, pode ser indicativo tanto de disfunção erétil, condição que atinge mais de dez milhões de brasileiros, quanto de problemas cardíacos — já que a ereção envolve a circulação sanguínea. Quanto antes o homem buscar atendimento médico para investigar as causas, melhor o tratamento para que a ereção retorne ao nível normal.

Fluxo urinário fraco ou interrompido

A alteração no fluxo urinário do homem pode ser indicativo de câncer de próstata. Outros sinais que pedem atenção são a micção frequente – principalmente no período da noite, sangue na urina ou no sêmen e fraqueza nas pernas. Em estágio inicial, o câncer não provoca nenhum sintoma, por isso a importância de manter os exames de próstata em dia. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%.

Liberação involuntária de urina

A liberação de urina “sem querer” durante um esforço físico, como ao tossir ou espirrar, pode ser indicativo de incontinência urinária. A vontade excessiva de fazer xixi também pode ser outro indicador. A incontinência urinária tem tratamento e devolve a qualidade de vida para quem sofre com essa condição.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade