Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Representatividade

Relembre 10 casais LGBTs mais marcantes das novelas da Globo

Teve cenas do primeiro beijo gay até cena de sexo na TV brasileira

Publicado em 06/04/2021

Algumas novelas da TV Globo ficaram marcadas pela representatividade da comunidade LGBT+ entre os personagens. Já teve a cena do primeiro beijo, interpretada pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso. Como também teve a primeira cena de sexo gay na TV brasileira, durante a novela “Liberdade, Liberdade”, entre os atores Caio Blat e Ricardo Pereira. Relembre 10 casais que tiveram representatividade nas novelas da Globo. 

1 – Mulheres apaixonadas (2003)

Imagem de Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas
Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas (Foto: Divulgação/Globo)

Alinne Moraes (Clara) e Paula Picareli (Rafaela). As duas adolescentes estudavam na mesma escola e o relacionamento homossexual causou confusões com os alunos. Um dos maiores picos de audiência da novela aconteceu no capítulo em que Clara foi xingada de “sapatona” por uma colega de sala. Outro momento polêmico foi um selinho entre as duas.

2 – Senhora do Destino (2004)

Imagem de Bárbara Borges (Jenifer) e Mylla Christie (Eleonora)
Bárbara Borges (Jenifer) e Mylla Christie (Eleonora) (Foto: Reprodução/Instagram)

Na telenovela de sucesso da Globo, Senhora do Destino, teve um casal lésbico entre os personagens da trama. Escrita por Aguinaldo Silva, o público conseguiu ver o relacionamento entre Jenifer (Bárbara Borges) e a médica Eleonora (Mylla Christie), que passou por altos e baixos, além de inúmeros preconceitos. Teve dificuldade em assumir sua sexualidade até a resistência de familiares.

3 – América (2005)

Imagem de Bruno Gagliasso (Júnior) e Erom Cordeiro (Zeca)
Bruno Gagliasso (Júnior) e Erom Cordeiro (Zeca) (Foto: Divulgação/Globo)

Em América, de Glória Perez, o casal Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), passaram por inúmeras dificuldades de preconceito. No final, o personagem Júnior, encontra o verdadeiro amor nos braços de Zeca. A cena do beijo entre os dois chegou a ser gravada, mas na época, foi vetada pela direção da Globo. A cena virou noticia internacional.

4 – Paraíso Tropical (2007)

Imagem de Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) em Paraíso Tropical
Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) em Paraíso Tropical (Foto: Divulgação/Globo)

Na telenovela Paraíso Tropical, escrita por Gilberto Braga, revelou o casal Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu). Bem estruturados e casados há seis anos, os dois trabalhavam juntos em um hotel. No final da trama, vão para o exterior por causa de uma promoção no trabalho.

5 – Em Família (2014)

Imagem de (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller)
(Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) na novela Em Família (Foto: Divulgação/Globo)

A telenovela Em Família, do autor Manoel Carlos, mostrou o começo de um relacionamento lésbico entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller). Elas formaram o primeiro casal homossexual protagonista na televisão brasileira. As duas tiveram que enfrentar muitos problemas para conseguir viver o romance. Teve a rejeição do público, que apostava no relacionamento entre Clara e Cadu (Reynaldo Gianecchini), mas no final, elas agradaram aos telespectadores.

6 – Amor à Vida (2014)

Imagem de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em Amor à Vida
Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em Amor à Vida (Foto: Divulgação/Globo)

O personagem Félix (Mateus Solano) começou como um vilão ao mesmo tempo amado e odiado pelo público. Ao lado do ator Thiago Fragoso (Niko), protagonizaram o primeiro beijo gay da TV Globo. Definitivamente, os dois conquistaram o público para que os dois ficassem juntos no final. A cena do beijo no final foi a mais aguardada pelos telespectadores.

7 – Império (2014)

Imagem de Cláudio Bolgari (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo)
Cláudio Bolgari (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) (Foto: Divulgação/Globo)

Na novela de sucesso, Império, do autor Aguinaldo Silva, Claudio (José Mayer), assumiu um relacionamento com Leonardo (Klebber Toledo), após pôr um fim ao seu casamento com Beatriz, interpretado pela atriz Suzy Rêgo. Além dos dois, tinha o outro personagem gay, Téo (Paulo Betti). No final, o casal Cláudio e Léo terminam juntos.

8 -Babilônia (2015)

Imagem de Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) em Babilônia
Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) em Babilônia (Foto: Divulgação/Globo)

Na novela Babilônia, de 2015, teve uma repercussão grandiosa entre os telespectadores. Logo no primeiro capítulo da trama, a personagem de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), deram um beijo e revelaram viver juntas há mais de 30 anos. Juntas, elas criaram Rafael, personagem do ator Chay Suede.

9 – Liberdade, Liberdade (2016)

Imagem de André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira)
André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) (Foto: Divulgação/Globo)

A novela Liberdade, Liberdade da TV Globo, exibiu a primeira cena de sexo gay da televisão brasileira em transmissão aberta. André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira), interpretaram a cena do episódio que foi escrito pelo autor Mario Teixeira, marcado por muito romance e paixão.  

10 – A Força do Querer (2017)

Imagem de  Ivan (Carol Duarte) e Cláudio (Gabriel Strauffer) em A Força do Querer
Ivan (Carol Duarte) e Cláudio (Gabriel Strauffer) em A Força do Querer (Foto: Divulgação/Globo)

Na novela A Força do Querer da Globo, Ivana (Carol Duarte), é uma personagem que se descobre transexual, que se vê apaixonado por Cláudio (Gabriel Strauffer). Em busca de aceitação pela família e principalmente pela mãe, Ivan consegue passar pela readequação de gênero e no final, os dois ficam juntos.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade