Reabertura de academias no Rio gera fila para treino e cancelamento

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No Rio de Janeiro a reabertura das academias gerou uma fila de usuários ávidos por treino, mas também de clientes que queriam apenas cancelar o serviço. Mês passado, a rede Smart Fit se envolveu em polêmica de cancelamento após seu dono aparecer nas investigações da CPI das Fake News.

Segundo o Jornal Extra, no primeiro dia de funcionamento das academias, se formaram filas nas portas dos estabelecimentos, por conta do esquema de agendamento dos clientes por faixas de horário para evitar aglomeração.

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Mas o portal apurou que muita gente estava indo ao estabelecimento após inúmeras tentativas de cancelamento da matrícula pela internet, mas sem sucesso: “Eu estava fazendo musculação em casa, mesmo. Até comprei pesos novos e instalei uma barra fixa no corredor. Mas não é igual à academia. Agendei logo que abriram os horários” disse Érico Luiz Valperto, de 38 anos, ao portal.

O estudante
universitário Ricardo Giorgio, de 20 anos, relatou que após meses sem
frequentar a academia, se encaminhou até a unidade de uma rede na Tijuca com
outro objetivo, o de cancelar o plano: “Fiquei meia hora na fila para conseguir
cancelar. Tinha umas 20 pessoas fazendo o mesmo. Tem muita gente insatisfeita
com o relacionamento que eles têm com os clientes”, afirmou.

Entre 16 de
março a 1º de julho de 2019 com o período correspondente deste ano, a
quantidade de reclamações referentes a três redes de academia aumentou de 28
para 437, segundo o site do Procon. De acordo com Silvio Romero, chefe do
departamento jurídico do Procon-RJ, as academias devem suspender a cobrança
enquanto o serviço não estiver sendo prestado.

O Procon
orienta que a melhor solução é que consumidores e fornecedores entrem em um
acordo. Caso o consumidor não consiga negociar com a academia, pode abrir uma
reclamação através dos canais de atendimento online do Procon-RJ.

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