Psicóloga evangélica que defende “cura gay” ganha processo contra conselho

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Marisa Lobo, a psicóloga cristã, como se autointitula, e apoia procedimentos como a “cura gay”, venceu uma batalha que trava por mais de seis anos com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), do Paraná. A juíza Soraia Tullio, da 4ª Vara Federal de Curitiba negou uma ação indenizatória por dano moral, movida pela instituição contra a profissional.

No texto do processo, Lobo é acusada de submeter “sistematicamente esta autarquia na mídia, em situação vexatória e constrangedora”, o que prejudicava a imagem do conselho, que elenca diversas reportagens na qual foi notícia em sites. Uma, por exemplo, o Genizah, dizia em uma manchete: “Sob o ataque do CRP e de ativistas gays e ateus”, enquanto a ela aparece segurando uma bíblia em frente ao prédio.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na matéria publicada em 2012, Lobo relata que em reunião, ouviu frases como: “você não tem o direito de dizer em público que ama os gays, mas quer ter um filho hétero” e “não pode dizer que Jesus cura, estando na condição de psicóloga.”

Leia Mais:

Propaganda na TV australiana faz campanha contra o casamento gay

Nua e com a mão no bolso! Assista I Will See You, o novo clipe de Anitta

O desentendimento entre a psicóloga e o conselho aconteceu, por ela prestar os serviços vinculados a convicções religiosas, o que, é vedado pelo código de ética. “induzir [o paciente] a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito”, argumenta o conselho.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Marisa negou as acusações e se diz vítima de “perseguição religiosa” e “abuso psicológico”. Em contrapartida, o Conselho Regional de Psicologia informou que recorreu da decisão.

 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio