Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Primeira aula do Projeto Trans-Formação discute gênero e desigualdades

Publicado em 10/05/2019

Pessoas LGBTQ+ de Salvador e Região Metropolitana participaram, na tarde desta quarta-feira (8), da primeira aula do curso do Projeto Trans-Formação, realizada no Casarão da Diversidade. O espaço é coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), no Pelourinho.

O primeiro encontro discutiu o tema “Gênero e Desigualdades” com os 23 participantes, que serão capacitados em políticas públicas e sociais para o empoderamento de pessoas T* ao longo de quatro meses.

“Este curso da ONU estar acontecendo aqui hoje, num espaço de resistência e de luta, é fruto de um trabalho de décadas de várias pessoas LGBTs. O que queremos é ampliar a discussão junto a vocês, para pensarmos em políticas LGBTQI+ fora da caixinha, da capital ao interior da Bahia”, disse Gabriel Teixeira, coordenador do Núcleo LGBT da SJDHDS, durante a abertura do encontro, acompanhado da vice-presidente do Conselho Estadual LGBT, Thati Teylon, e Michele Dantas, do Escritório da ONU Brasil em Salvador.

Projeto Trans-Formação (Divulgação)

Para Keila Simpson, coordenadora do Espaço de Sociabilidade e Convivência do CPDD, o Projeto Trans-Formação é a porta de entrada para outras iniciativas de fortalecimento político da população T*.

“É um privilégio sermos o primeiro Estado que a ONU escolheu para execução do Projeto. As e os inscritas e inscritos se atentarão para sua formação política e serão repassadores do que vão aprender aqui para suas comunidades”, ressaltou.

Camile da Silva, 27, mulher trans e operadora de telemarketing, e João Hugo, 25, homem trans e assessor de comunicação, ambos participantes do projeto, reforçam como o curso contribui para o fortalecimento individual e coletivo das pessoas trans. Para ela, militante há oito anos, o encontro possibilitará “novas ferramentas, capacitação e crescimento pessoal”. “A troca, de conhecimento e de vivências nesse momento participativo vão reverberar e legitimar quem eu sou, minha militância”, acrescentou João.

A capital baiana tem chamado atenção por trazer bastante notícias pró-diversidade na última semana. Por exemplo, a quando a Defensoria Pública da Bahia abriu inscrições para casamento LGBT, em Salvador e também quando a cidade foi escolhida para ter a primeira sede baiana da Igreja LGBTQ+.

Sobre o Trans-formação

A iniciativa da Organização das Nações Unidas no Brasil, por meio da Campanha Livres & Iguais, conta com o apoio SJDHDS, através do CPDD, e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O curso promoverá oficinas e atividades culturais através de dois eixos principais: “Pessoal”, que visa a promoção do empoderamento pessoal dos participantes, e “Comunitário”, a partir de conceitos como “participação social” e “ativismo nas comunidades”.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade