PoupaTrans lança cartilha para facilitar processo de retificação de nome e/ou gênero

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A retificação de nome e gênero nos registros civis é um direito das pessoas trans (travestis, transexuais, homens e mulheres trans e pessoas não-binárias) no Brasil. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal se pronunciou a favor da histórica demanda da comunidade trans. Contudo, a burocracia e os custos envolvidos nesse processo ainda oferecem barreiras à efetivação deste direito, especialmente entre pessoas trans economicamente vulneráveis, negras e com vínculos sociais fragilizados. A retificação independe de cirurgias ou de laudo pericial e pode ser realizada em cartórios.

Nesse sentido, o Coletivo PoupaTrans lançou recentemente uma cartilha e passo-a-passo para facilitar e auxiliar no processo de retificação de nome e/ou gênero de pessoas trans e não-binárias nos cartórios do Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nosso trabalho se baseia numa experiência de quatro meses auxiliando pessoas trans nesse processo, o que nos garantiu um conhecimento bastante profundo e compreensivo da burocracia e de seus trâmites”, explica Bru Pereira, antropóloga e uma das idealizadoras do projeto.

Ao acessar o site https://www.poupatrans.org.br é possível encontrar gratuitamente o passo a passo de uma forma acessível, a cartilha para download, dúvidas frequentes relacionadas ao assunto e também vídeos explicativos sobre todo o processo.

“Nosso projeto é pontual, se estende apenas ao Estado de São Paulo, mas desejamos que ele possa se somar a iniciativas futuras”, diz Júlia Clara de Pontes,  psicóloga e também idealizadora do projeto.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio