Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Polonesas são absolvidas por cartaz de ‘Nossa Senhora LGBT’

Publicado em 02/03/2021

A Polônia foi núcleo de protestos calorosos ano passado. Brados que clamavam por direitos básicos e, sobretudo, respeito à diversidade foram recorrentes. Desta vez, Elzbieta P., Anna P. e Joanna G que haviam levado os cartazes a uma manifestação em 2019, na cidade de Plock (110 km a noroeste da capital Varsóvia), foram absolvidas preliminarmente.

O entendimento das autoridades partiu da premissa de que as militantes não tinham o intento de ferir preceitos da igreja católica, mas sim de lutar pelos direitos da diversidade. A polêmica veio à luz após o arco-íris, símbolo da luta contra a LGBTfobia, ser pintado sobre um ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, santa de devoção dos poloneses.

 “Foi na opinião do tribunal um ato provocativo? Sim. Essa polêmica forma de expressão não pretendia introduzir um problema importante para o debate público? Não há nenhuma disposição da Igreja Católica que exclua pessoas não heteronormativas”, afirmou o juiz. Cabe recurso da decisão.

O presidente controverso do país, Andrzej Duda, que pertence ao partido de direita PiS (Lei e Justiça), foi eleito no final julho para um segundo mandato de cinco anos. O chefe de Estado já destacou, inclusive, que quer o país longe da ideologia LGBT.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade