Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Peça que retrata Jesus como uma mulher trans sofre censura mais uma vez

Publicado em 02/07/2018

O polêmico espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus – Rainha do Céu”, que traz a figura de Cristo como uma mulher transexual, interpretado pela atriz Renata Carvalho, foi mais uma vez censurado. Desta vez, pelo Governo do Estado de Pernambuco, onde a montagem seria apresentada nos dias 26 e 27 de julho, durante a Mostra de Teatro Alternativa, do 28° Festival de Inverno na cidade Guaranhus, que contraditoriamente traz “Um Viva à Liberdade”, como tema.

A Secretaria de Estado e Cultura explicou que o pedido de cancelamento aconteceu “diante da polêmica causada” e da “impossibilidade de prejuízos das parcerias estratégias e nobres que viabilizam a Mostra”, ressaltando que o evento não dissemina a cultura do ódio e do preconceito.

Esta é a sexta vez que a peça sofre censura. As outras vezes foram em Londrina, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Jundiaí (SP). Para Renata Carvalho, intérprete da personagem principal, o problema está no fato dela viver Jesus sendo trans. “Essa perseguição, esse ódio a peça sem ao menos conhecer seu conteúdo é porque comparamos e corporificamos Jesus de Nazaré em um corpo travesti. Jesus é a imagem e semelhança de todos menos de nós, pessoas Trans. É inapropriado, sem-vergonhice. Isso deve-se a imagem da travesti em nossa sociedade. Essa construção social, essa criminalização e folclorização em cima da imagem da travesti que ocorre devido a nossa exclusão e marginalização”, afirmou ela para o jornalista Miguel Arcanjo, do UOL.

LEIA MAIS:

Leão Lobo revela affair com atriz trans Roberta Close na década de 1990

Mais quatro marcas se juntam ao movimento da SKOL em prol do Orgulho LGBT

Em suas redes sociais, a diretora Natalia Mallo também se mostrou contrária ao cancelamento, afirmando que a decisão “é censura e violência de estado”, e ainda completou o desabafo: “É transfobia institucionalizada e respaldada por servidores públicos, organizados e grupos religiosos. Inacreditável, de longe o pior ataque desde que estreamos O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu.”

Os organizadores divulgaram nas redes sociais um abaixo assinado que pede a apresentação da peça, que pode ser assinado aqui.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade