Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Tristeza

Pioneira na luta por direitos trans, April Ashley, morre aos 86 anos

"Eu sei melhor do que ninguém o quanto as pessoas podem julgar, mas o que conta é ser fiel a si mesma", disse Ashley em uma entrevista

Publicado em 29/12/2021

Foi divulgado pela mídia britânica durante a tarde desta terça-feira (29), o falecimento da atriz e modelo April Ashley, aos 86 anos. Além de ter entrado para a história como a segunda britânica a passar pela mudança de gênero, a artista foi pioneira na luta pelos direitos de pessoas transexuais no Reino Unido.

April nasceu no ano de 1935, na cidade de Liverpool, na Inglaterra. A atriz mudou-se para Londres e logo depois para Paris, onde passou a trabalhar em espetáculos como drag queen. Com muito trabalho duro e suor, ela conseguiu juntar dinheiro para que pudesse passar pela cirurgia de redesignação de gênero e foi operada em 1960, em Marrocos.

Já depois de ter realizado a cirurgia, Ashley retornou para a Inglaterra, onde se viu de frente a muitos obstáculos para que pudesse ser reconhecida como mulher. No ano de 1970, após tentar se divorciar, o tribunal de justiça invalidou seu casamento, com a alegação de que a mudança de sexo feita por ela não era reconhecida legalmente.

April só passou a ser reconhecida como uma mulher no ano 2005. Já em 2012, foi condecorada pelo príncipe Charles devido a seu ativismo na luta pelos direitos trans. “Eu sei melhor do que ninguém o quanto as pessoas podem julgar, mas o que conta é ser fiel a si mesma”, disse Ashley em uma entrevista.

Atriz foi pioneira na luta pelos direitos trans
Atriz foi pioneira na luta pelos direitos trans (Foto: Jones/Daily Express/Getty Images)

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade