Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
mundo

Depois do aborto, ativistas temem que casamento gay seja alvo da Suprema Corte nos EUA

Medida sobre aborto coloca em risco casamento gay e outros direitos, segundo juristas e ativistas

Publicado em 05/05/2022

A palavra aborto é oriunda do latim ab-ortus que significa privação do nascimento, resultando na morte do produto da concepção (PIERANGELI, 2005, p.109). A sexualidade e o poder sobre os corpos femininos são pontos centrais no debate acerca do tema.

Nos Estados Unidos, o aborto é legalizado desde 1973, após o julgamento pela Suprema Corte americana do caso Roe v. Wade. A controvérsia sobre o aborto nos Estados Unidos, assim como no mundo todo, se estende até hoje e coloca em cheque “vida do feto versus autonomia reprodutiva da mulher”. Na época, vários grupos foram intimados à polarização no Pro-life e Pro-choice, respectivamente, “[…] pela Vida” e “[…] pelo Direito de Decidir”.

Nesse sentido, após o vazamento de um rascunho do projeto da mais alta autoridade jurídica do país para revogar o direito ao aborto reverberar globalmente, ativistas temem que o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado em 2015, esteja ameaçado.

O que vem a seguir?” -“O que vem a seguir? O que vem a seguir? O que vem a seguir?”, gritava a procuradora-geral do Estado de Nova York, Letitia James, democrata, feminista e afro-americana, segundo a AFP.

Existe gente de direita nos Estados Unidos – muitos por razões religiosas, outros por razões morais – que é contra o casamento e a sexualidade de pessoas do mesmo sexo”, disse Arthur Leonard à AFP.

Numa decisão histórica, a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, mas ainda permanece uma questão bem sensível no país.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade