Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
mundo

Após aborto, Casamento gay pode estar ameaçado nos EUA

A decisão do tribunal de 2015, no caso Obergefell v. Hodges, estabeleceu um direito constitucional ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

Publicado em 26/06/2022

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou na 6ª feira (24.jun.2022) a decisão sobre o caso Roe vs Wade, que havia dado às mulheres a garantia constitucional do direito ao aborto no país há 49 anos, em 1973.

A controvérsia sobre o aborto nos Estados Unidos, assim como no mundo todo, se estende até hoje e coloca em cheque “vida do feto versus autonomia reprodutiva da mulher”. Na época, vários grupos foram intimados à polarização no Pro-life e Pro-choice, respectivamente, “[…] pela Vida” e “[…] pelo Direito de Decidir”.

Após esta revogação, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado em 2015, pode estar ameaçado conforme o entendimento de especialistas.

Em 2003, o tribunal disse, no caso Lawrence vs. Texas, que os Estados não podiam proibir o sexo gay consensual. E a decisão do tribunal de 2015, no caso Obergefell v. Hodges, estabeleceu um direito constitucional ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O juiz Clarence Thomas escreveu que é preciso considerar todos os precedentes em casos futuros, e elencou os casos Griswold, Lawrence e Obergefell como exemplos de revisões necessárias.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade