Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Publieditorial

O que são as criptomoedas?

Preparamos este conteúdo com as principais informações que você precisa saber

Publicado em 17/11/2021

Criptomoedas são um tipo de dinheiro que só existe de forma virtual, que requer o pagamento de taxas para ser movimentado e que não pode ser usado na maioria dos estabelecimentos pelo mundo. Será que as criptomoedas são apenas isso? O assunto é um pouco complexo, mas vale muito a pena conhecê-lo um pouco melhor.

Por isso, preparamos este conteúdo com as principais informações que você precisa saber delas, para poder formar uma opinião embasada, que poderá te ajudar em conversas despretensiosas e até mesmo a ganhar dinheiro. Então, continue a leitura e descubra tudo sobre criptomoedas!

Criptomoedas são ativos digitais

Isso significa que elas existem apenas no ambiente virtual e não podem ser trocadas fisicamente. É preciso transferi-las através de redes, pagando uma pequena taxa a cada movimentação. Isso pode assustar algumas pessoas, mas os valores são extremamente baixos quando comparados aos cobrados pelas instituições financeiras convencionais.

É nesta rede, inclusive, que as moedas são autenticadas e criadas. Todos os usuários podem movimentar os seus ativos livremente pela rede, de forma quase instantânea e com a necessidade de pouquíssimas informações. Essa é uma grande vantagem que as moedas digitais oferecem.

Com utilidade no mundo real

Ao contrário do que muitos pensam, é possível utilizar as criptomoedas no mundo real e na maioria dos estabelecimentos comerciais do mundo. Na internet, elas já estão presentes em diversos lugares, como em grandes varejistas e nos melhores cassinos online . Nestes estabelecimentos virtuais, basta utilizar uma carteira eletrônica.

Já no mundo físico, as pessoas podem utilizar cartões de crédito e de débito, que são pré-pagos com criptomoedas.

E impossíveis de falsificar

Esta é a maior qualidade dos ativos digitais. Ao contrário do dinheiro físico, o acesso aos registros das movimentações ocorridas nas redes em que as moedas estão alocadas é extremamente prático. Qualquer pessoa pode a qualquer momento verificar toda a movimentação de uma determinada rede, inclusive as carteiras utilizadas.

Além disso, o suprimento das moedas não é alterado de acordo com a vontade de ninguém. As moedas são criadas a partir de contratos inteligentes, e a sua produção é controlada apenas por intrincados sistemas algoritmos matemáticos, que tornam impossível que se crie uma moeda sequer fora da rede.

Como começar a investir

Assim como qualquer investimento, é preciso que você tenha responsabilidade e tome alguns cuidados. Certifique-se de estudar e de investir apenas aquilo que está disposto a perder!

O primeiro passo é se familiarizar com as duas principais ferramentas que qualquer investidor de ativos digitais precisa conhecer: as eWallets e as corretoras. Se você quiser comprar criptomoedas, precisará utilizar as duas rotineiramente. Vamos explicar brevemente como elas funcionam.

Carteiras digitais ou eWallets

As carteiras digitais são o local onde você guardará os seus ativos. Existem diversas delas oferecidas gratuitamente. A carteira é identificada por uma frase, com cerca de 13 palavras, que precisam ser guardadas para a sua recuperação. Nunca compartilhe a frase com ninguém e guarde-a em um local seguro.

Corretoras de ativos digitais

As corretoras digitais são as responsáveis por realizar as operações de compra e venda de ativos digitais, como criptomoedas, tokens e NFTs. Para fazer movimentações, é preciso se cadastrar e fornecer diversos dados sensíveis. Por isso, certifique-se de escolher uma corretora que seja confiável para começar. A maior delas é a Binance.

Estes são os principais atributos das criptomoedas. Elas assustam muitas pessoas pela sua alta volatilidade quando comparada com ativos mais seguros, como o dólar ou o ouro. Mas é também esta característica que faz com que ela possibilite que pessoas ganhem muito dinheiro em pouquíssimo tempo.

A realidade é que as criptomoedas vêm crescendo em importância, a despeito das dúvidas que pairam sobre elas. E é bastante provável que, em um futuro próximo, elas se tornem ainda mais relevantes nas negociações feitas dentro e fora do ambiente virtual.

CONTEÚDO PRODUZIDO E ENVIADO POR Ricardo Prates Morais

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade