Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Mais de 300 transexuais e travestis usarão o nome social para votar na Bahia

Publicado em 21/09/2018

Pela primeira vez nas eleições do país, travestis e transexuais poderão utilizar o nome social no título eleitoral para votar.

Na Bahia, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 318 eleitores do estado nordestino já solicitaram a mudança, que constará também no caderno de votação das Eleições 2018 e no Cadastro Eleitoral.

Leia mais:

100 mulheres travestis e transexuais ganham curso de capacitação profissional do Google

Casal gay de Orgulho e Paixão ajudou a aproximar famílias, diz ator

A autoidentificação foi reconhecida pelo TSE em março deste ano, quando ficou estabelecido que o título de eleitor poderia ser emitido com o nome social do solicitante. Ainda segundo o principal órgão eleitoral do país, a mudança pode ser feita por qualquer cidadão: os que já têm o título eleitoral – e desejam adequar à sua identidade de gênero – os que vão solicitar o documento pela primeira vez, além de menores de idade.

Para o pleito de outubro, não é mais possível alterar, uma vez que o prazo determinado pelo TSE acabou em maio.

Para o TSE, o uso do nome social no título visa assegurar tratamento digno ao eleitor e que o nome registrado pelo cidadão constará também das folhas de votação e dos terminais dos mesários nas seções eleitorais, de modo a favorecer uma abordagem adequada à individualidade do eleitor.

 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade