Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Redes

Luisa Sonza: Por que o discurso de ódio está cada vez mais comum na internet?

Esta questão comportamental é analisada pelo PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu

Publicado em 18/06/2021

A cantora Luiza Sonza, por exemplo, foi a última vítima dos conhecidos “haters” de internet. Para se proteger, a cantora viajou com o namorado, Vitão, para o México. Hoje, por meio das mídias sociais, a famosa partilhou uma entrevista que concedeu, na qual discorreu acerca do assunto.

Esta questão comportamental é analisada pelo PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, que observa como ocorre essa exposição de sentimentos individuais pelos usuários.

“O comportamento é semântico. Você tem ódio, porque você tem ódio de si mesmo. Quando você está satisfeito consigo mesmo, com a sua vida você não tem raiva do outro. Porque o sentimento da raiva, o neurotransmissor que é o mensageiro químico relacionado à raiva ele não está ativo, então você está numa outra atmosfera, num outro patamar e quem tem tempo de estar na mídia social, cancelando, negativando, fazendo discurso de ódio está com tempo sobrando, está com pouco trabalho, está com pouco estudo e está insatisfeito com a própria vida, isso é muito óbvio”, detalha o neurocientista.

Diferentemente de Luisa, muitas personalidades midiáticas usufruem deste ódio para aparecer. “O que me preocupa é que tem artistas que estão de fora e buscam nesse sentimento negativo uma maneira de aparecer. Ou seja, se você for analisar quantas pessoas públicas estão usando esse ódio para poder aparecer, ser visto… o narcisismo está tão potencializado, tão intenso naquele ser, que ele prefere ser visto de maneira negativa, mas ele quer ser visto”.

Como ir na contramão? O especialista diz que análise costuma sem bem eficaz. “Primeiro deve pensar se não precisa de uma terapia, eu consigo fazer um autoconhecimento? Ter uma análise sobre mim mesmo e reconhecer o que eu sou e o que eu faço, para que eu possa parar de fazer. Ser inteligente é usar a inteligência emocional. É perceber o seu erro e tentar consertar antes mesmo de procurar um profissional da saúde. E desliga a mídia social. Se você sente que está usando a mídia social para agredir alguém, mesmo que aquela pessoa possa estar errada na sua concepção, então não faça. Desliga a mídia social”, finaliza.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade