Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Injustiça

Ludmilla perde processo contra Val Marchiori por injúria racial; Justiça diz que ‘cabelo de bombril’ é liberdade de expressão

Funkeira desabafou na web sobre a Justiça passar pano para comentário preconceituoso

Publicado em 26/03/2021

A cantora Ludmilla perdeu o processo que movia contra Val Marchiori, após acusar a socialite de injúria social por conta do comentário ‘cabelo de bombril’, durante o desfile da Salgueiro no carnaval 2016.

Durante a transmissão dos ‘Bastidores do Carnaval da RedeTV!’, Val comentou sobre a funkeira: “A fantasia está bonita, a maquiagem… Agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente“. Na decisão da Justiça, foi atribuído que “apesar de seu caráter ácido”, a cantora é uma figura pública e, ao aceitar participar do desfile, transmitido no Brasil e no mundo, “está sujeita à elogios e opiniões contrárias à fantasia utilizada”. De acordo com a decisão, a fala de Val deve ser considerada como “liberdade de expressão”.

No histórico da batalha entre as duas na Justiça, Ludmilla venceu em primeira instância em 2018, quando o juiz da 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, deu o ganho da causa para a funkeira. No ano passado, a Justiça deu novamente ganho de caso a Ludmilla, condenando Val a indenizar funkeira em R$ 30 mil e a obrigatoriedade de uma retratação em público. Entretanto, Marchiori recorreu nos dois casos, vencendo Ludmilla na última instância.

Em seu perfil no Twitter, Ludmilla fez um desabafo sobre o caso e lamentou o racismo não ser tratado como seriedade pela Justiça do país. ‘Sofreu racismo? Fácil. Vai lá e denuncia’, ‘Lugar de racista é na cadeia’, ‘Vocês reclamam demais, é só ir para a Justiça’. Vocês percebem agora que não é fácil como parece? Essa não é a primeira, segunda ou terceira denúncia que eu faço. Eu também não sou a primeira a passar por isso e, infelizmente, não sou a única. Eu não me faço de vítima não. Eu sou! Está provado. Mas a estrutura desse país é tão racista, que eles têm a audácia de recorrer e ainda por cima comemorar vitória no Instagram. Mas quer saber? Eu não vou parar. E não é só por mim não! Uma hora as coisas vão ter que mudar e no que eu puder usar a minha visibilidade pra ajudar nessa mudança, eu juro pra vocês que eu vou”.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade