Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Gravidez pós-Covid-19? Especialista diz que antibióticos podem interferir na eficácia de anticoncepcional

Publicado em 16/12/2020

O assunto Covid-19 está gerando várias dúvidas distintas. Uma recorrente é sobre o anticoncepcional perder a eficácia em decorrência de antibióticos para minimizar o problema. A especialista Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, explica que o medicamento pode reduzir o efeito do anticoncepcional oral.

 “Antidepressivos e anticonvulsionantes também podem diminuir a eficácia do anticoncepcional oral, por isso, é preciso optar por um método diferente, como o DIU ou os implantes hormonais bioidênticos”, explica. Na verdade, “ o estrógeno do contraceptivo é o responsável por não permitir a gestação. Parte dessa substância é metabolizada pelo fígado, enquanto outra parcela é metabolizada pelas enzimas produzidas pelas bactérias intestinais e absorvida pelo organismo. Quando há presença de antibiótico no sistema, tais bactérias podem ser eliminadas, não havendo enzimas que metabolizem o estrógeno, ocorrendo a indisponibilidade ao organismo”.

“O antibiótico pode permanecer no sistema por vários dias e o anticoncepcional pode demorar a ter seu efeito restabelecido. Por isso, por pelo menos dez dias, é preciso utilizar a camisinha”, aconselha.

Recentemente, outro especialista discorreu sobre a relação do coronavírus com a impotência. De acordo com o urologista Dr. Willy Baccaglini, o vírus não afeta apenas a parte respiratória, mas também atinge as funções vasculares. “Para poder relacionar a função erétil com o coronavírus, é necessário entender como ela funciona. A função erétil masculina depende da boa circulação do corpo, ela é um marcador de saúde global masculina”, iniciou ele.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade