Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Esporte

Goleira denuncia ter sofrido homofobia de médico

A esportista é goleira do Ciudad de Múrcia, da Espanha

Publicado em 07/10/2021

A goleira da Espanha, Alba Aragón, denunciou uma situação de homofobia a que foi submetida em seu país. O caso aconteceu com um médico, no qual o profissional colocou a sua orientação sexual como doença.

“Disse ao médico que era homossexual porque achei que era relevante para os exames que ia fazer. Eu gosto de mulheres desde os 15 anos e não tenho vergonha de dizer”, afirmou Alba ao jornal ‘El Español’.

A esportista é goleira do Ciudad de Múrcia, da Espanha. Na ocasião, Alba chegou a consentir que o médico explicitasse a sua sexualidade no relatório, mas sem imaginar que a sua orientação seria categorizada como um problema.

OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1990 entende que a homossexualidade não configura doença e demarca um marco emblemático para LGBTs. O sufixo ismo remete à ideia de doença, por isso foi retirado oficialmente.

Em março de 1999, o Conselho Federal de Psicologia preceituou, por meio da resolução nº 001/99, que a Homossexualidade não constitui doença ou distúrbio.

A Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações” – (BRASIL, 1999, p.1) Conselho Regional de Psicologia da 6º Região. Psicologia e diversidade sexual.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade