Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Esporte

Flamengo é denunciado por canto homofóbico durante partida

Além do time, também serão julgados o quarteto de arbitragem, que foram enquadrados no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e mais dois integrantes da CBF

Publicado em 04/11/2021

Na próxima segunda-feira (08) o Flamengo será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido aos cantos homofóbicos emitidos pela torcida, durante uma partida contra o Grêmio. O jogo em questão aconteceu no dia 15 de outubro, em uma disputa pelas quartas de finais da Copa do Brasil.

Além do time, também serão julgados o quarteto de arbitragem, que foram enquadrados no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por não terem relatado o falto na súmula, e mais dois integrantes da CBF. A sessão do julgamento que acontecerá na Primeira Comissão Disciplinar do STJD está marcada para às 13h e poderá ser acompanhada pelo site do STJD.

O ocorrido foi denunciado ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva por meio do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, no último dia 27. A associação apresentou a notícia de infração, também foram apresentadas uma série de imagens que circularam pela web, gravadas no dia em que a partida foi realizada, onde é possível ouvir a torcida do time cantar “‘Arerê, gaúcho dá o c* e fala tchê'”.

“Para além da mera hostilidade verbal, pessoas homossexuais e transexuais correm risco de ter sua integridade física atacada por conta de sua orientação sexual e, para ilustrar o cenário, dados de 2012 da Secretaria de Direitos Humanos mostram que naquele ano foram registradas mais de 3 mil denúncias de violações de caráter homofóbico no Brasil, que envolviam quase cinco mil vítimas, sendo a discriminação e violência psicológica os principais tipos de violência notificados, ao passo que o Grupo Gay da Bahia relata que 326 pessoas foram assassinadas por conta de homofobia no ano de 2014 no país e outras 318, em 2015, valendo citar algumas das formas mais comuns como a homofobia se manifesta: agressão verbal e moral, violência psicológica, agressão física (empurrões, espancamento etc.), agressão sexual” diz trecho da peça acusatória.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade