Deputada estadual Erica Malunguinho (Reprodução)
Deputada estadual Erica Malunguinho (Reprodução)

A deputada estadual transexual Erica Malunguinho (PSOL-SP) protocolou nesta quarta-feira (24), um projeto de lei para proibir e retirar monumentos em homenagem a figuras escravocratas das ruas de São Paulo.

Através de uma publicação no Twitter, Erica anunciou para seus eleitores e seguidores sobre seu projeto e criticou homenagens a personalidades brasileiras com histórico racista.

“Para reescrever a História, protocolei o #PL404 na @Alesp, que visa proibir, em todo o estado de São Paulo, homenagens a escravocratas e a eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista no Brasil #NãoHomenageieumRacista”, disse.


O projeto ainda defende que monumentos, estátuas e bustos sejam “retirados de vias públicas e armazenados nos Museus Estaduais, para fins de preservação do patrimônio histórico”.

A lei protocolada por Malunguinho ainda solicita que “os prédios estaduais, locais públicos estaduais, rodovias estaduais cujos nomes sejam homenagens a escravocratas ou eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista deverão ser renomeados no prazo máximo de 12 meses a contar da data de publicação desta lei”.

A atitude de Erica vem logo após o Brasil e o mundo se envolver em inúmeras manifestações contra o racismo institucional. Inclusive, em uma desses protestos, estátuas de escravocratas foram vandalizadas nos Estados Unidos.