Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Mundo

Pela primeira vez, Nepal inclui terceiro gênero no censo

"Quando houver dados após o censo, poderemos usá-los como prova para pressionarmos a favor de nossos direitos" diz Pinky

Publicado em 30/09/2021

No último sábado (26), o Nepal iniciou o censo do país, desta vez, com uma novidade que mostra um grande exemplo de inclusão e diversidade. Além das opções homem e mulher, os cidadãos entrevistados também poderão dizer se pertencem a um outro gênero ao responderem o questionário.

É a primeira vez que o país decide alterar as informações de seu censo. Com a nova inclusão, os habitantes do Himalaia que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ esperam que isso ajude a conseguir ampliar os direitos voltados a essa população.

O Nepal é um dos países da Ásia que possui as leis mais progressistas em relação aos direitos de homossexuais e transexuais. No ano de 2007, todo e qualquer tipo de discriminação envolvendo gênero e orientação sexual foi proibida, e em 2013, um terceiro gênero foi introduzido nos documentos de cidadania. Em 2015, o Nepal passou a emitir passaportes que possuem a opção “outros” referindo-se a como as pessoa se identificam.

Apesar dessas leis e ações de inclusão, ativistas nepaleses dos direitos homossexuais e transexuais informam que entre os 30 milhões de habitantes do país, é estimado que 900 mil pessoas façam parte da população LGBT e que ainda sofrem discriminação, principalmente dentro do trabalho. O presidente do grupo LGBTQIA+ Blue Diamond Society, Pinky Gurung, ressalta que, com os novos dados, o resultado poderá ser usado para conseguir mais direitos.

“Quando houver dados após o censo, poderemos usá-los como prova para pressionarmos a favor de nossos direitos. Poderemos levantar demandas proporcionais à dimensão (da nossa comunidade) na população” diz Pinky. Os ativistas também afirmam que a falta de dados torna difícil o acesso aos benefícios aos quais têm direito, entretanto, dentre as 70 perguntas que fazem parte do censo do país, apenas uma é relacionada a questões de gênero, o que ainda torna os resultados limitantes.

Foto: Prakash Mathema / AFP

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade