MP se manifesta sobre declaração de cunho homofóbico de jornalista em texto em que cita Eduardo Leite

A acusação foi feita pela ONG Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade à Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância

Publicado em 16/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta quinta-feira (15) o MPRS anunciou que acatou a denúncia contra Políbio Braga após o jornalista proferir declarações incitativas ao ódio e categorizadas como de cunho homofóbico por meio das redes sociais. Braga cita Eduardo Leite em seu artigo que dimanou na denúncia. A acusação foi feita pela ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade à Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância.

“O Governador Eduardo Leite decidiu comemorar em alto estilo a legalização do homossexualismo como opção da vontade sexual das pessoas e não como patologia, pelo menos do ponto de vista da polêmica OMS” e “Ontem foi o Dia Internacional do Universo LGTBQIA+, que engloba não só o homossexualismo, mas ainda não compreende a zoofilia”, disse Políbio por meio de um artigo intitulado “Eduardo Leite manda bordar as cores do arco-íris gay na fachada do Piratini”.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ivana Machado Moraes Battaglin, da Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre, enfatiza que “Ele também ventila que as identidades de orientação sexual e de gênero contidas na sigla LGBTQIA+ foram, ou deveriam, ser ilegais, na medida em que usa a expressão “legalização do homossexualismo”, o que propaga a ideia – e o discurso de ódio daí resultante – de que essa população está à margem da lei e da sociedade, criminalizando-a”.

Ao Coletiva.net, Políbio se pronunciou e ressaltou que não está surpreso com a posição do MP – . “Há uma perseguição clara contra jornalistas que usam a liberdade de expressão, portanto também de imprensa, para que se calem diante do discurso único que tenta impor suas opiniões, tentando suprimir o direito constitucional e legal ao contraditório, apanágio de qualquer sociedade civilizada”, destacou Braga.

O Observatório G entrou em contato com Políbio Braga para que ele se pronuncie se desejar, mas ainda não obtivemos resposta.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

G Store

MOLETOM PRIDE BRASIL

Comprar

CADARÇOS PRIDE

Comprar

PRIDE UNDERWEAR - COLORS

Comprar

MACACÃO PRIDE SUMMER FLAMINGO

Comprar

SHORT PRIDE

Comprar