Ônibus de Recife
Ônibus de Recife (FOTO: Divulgação)

Em meio à paradas e campanhas conscientizadoras, ainda sim tomamos conhecimentos de atos e ataques LGBTfóbicos pelo Brasil e pelo mundo. Visto isso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) resolveu fazer uma singela ação no transporte coletivo de Recife, Pernambuco.

Até o dia 26 de setembro, de acordo com a ‘Folha Pe’, os ônibus da região metropolitana da capital pernambucana irão circular com cartazes contra a homofobia, transfobia e afins. Leandro Porto, gerente de marketing do Consórcio Grande Recife de Transportes, falou mais sobre a decisão:

“A operação acontece quando os coletivos voltam para a garagem das empresas e leva, em média, de dois a três dias para ser finalizada”. Ao todo, serão aproximadamente 2870 cartazes. Segundo a SJDH, foram registradas 24 denúncias de agressões contra LGBTIs, entre janeiro e julho desse ano.


Quem discursou sobre isso foi Suelen Rodrigues, coordenadora do Centro Estadual de Combate à Homofobia: “Os números ainda são tímidos, pois muitas pessoas não se sentem seguras em denunciar. Mas, mesmo timidamente, estamos conseguindo avançar nas políticas públicas”.