Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

DF lança cartilha com orientações para profissionais de segurança pública tratarem LGBTs

Publicado em 05/09/2018

Uma cartilha que serve de orientação para profissionais de segurança pública abordarem membros da comunidade LGBT foi lançada nesta terça-feira (04) pelo governo do Distrito Federal. As informações são do G1.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o material tem por objetivo humanizar o tratamento dado a essa população, isso inclui vítimas e suspeitos. As regras valem para atendimentos de serviços como delegacias e Corpo de Bombeiros.

LEIA MAIS:

Alunos organizam protesto em escola após casal gay ser advertido por andar abraçado

Aliado da comunidade LGBT, Dan Reynolds rebate declarações homofóbicas de música de Eminem

Dentre as orientações, válidas para qualquer ocasião estão: Perguntar como a pessoa LGBT gostaria ser chamada; Nunca utilizar termos jocosos quando abordar uma pessoa LGBT; Empregar pronomes de tratamento: Senhor e Senhora, de acordo, com sua identidade de gênero; Sempre utilizar o termo feminino para se referir às travestis.

Em 11 páginas, divididas em seções específicas para cada corporação, as orientações são descritas. Confira alguns trechos:

  • Polícia Militar: “[…] cabe garantir às pessoas travestis e transexuais, o direito ao tratamento verbal pelo nome social, ainda que este não conste em sua identidade documental, não cabendo qualquer tipo de constrangimento ou objeção de consciência.”
  • Polícia Civil: “Deve-se evitar dizer em voz alta o nome de registro da pessoa que consta na célula de identidade, caso seja diferente do nome social informado.”
  • Corpo de Bombeiros: “Durante o atendimento Pré-Hospitalar de vítimas LGBT, as (os) socorristas do CBMDF levarão em consideração a orientação sexual e identidade de gênero da pessoa abordada.”
  • Detran: “[…] respeitar o nome social das travestis e transexuais durante as abordagens realizadas na rua, bem como em atendimento ao público nos balcões no campo burocrático do órgão e claro que no tratamento aos próprios servidores da casa em âmbito interno”.
Cartilha Segurança Pública para LGBTs
Cartilha Segurança Pública para LGBTs (Foto: Divulgação)

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade