Damares Alves - Cartilha LGBT
Damares Alves (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma cartilha que incentiva o público LGBT a adotar medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

O material disponível no site do Ministério, traz informações gerais sobre os sintomas da doença e orienta pessoas que trabalham em bares e boates, e aqueles que possuem HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) a não compartilhar objetos como copos, “bitucas” de cigarro e objetos pessoais.

Além disso, a cartilha destaca a importância de sempre usar preservativos durante relações sexuais, para evitar a transmissão de ISTs. Segundo a Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG), a proposta do material é orientar parte da população LGBT que vive em condições de maior vulnerabilidade social e, por isso, pode estar mais suscetível à contaminação.


Por fim, a cartilha traz um alerta sobre Fake News sobre tratamentos e curas da doença, que até agora, não tem nenhuma oficialmente divulgada sendo o único tratamento o profilático.