Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
filmes

Pornô pesado? 5 filmes de lésbicas que deram o que falar

Confira alguns filmes que abordam o amor entre mulheres

Publicado em 19/04/2022

A Indústria pornográfica possui um grande espaço e faz mais grana do que reputadas empresas. Ela começou a tomar forma quando Hugh Hefner introduziu a revista Playboy, em 1953. Marilyn Monroe, a inocente fatal, veio na capa para demarcar a revolução sexual dos anos vindouros.

Eva Ionesco, de apenas11 anos, pousou na capa da revista Playboy Italy (1976) da época, sendo deliberadamente atrelada a um símbolo de beleza consumista.

De acordo com o próprio site do Pornhub’s, as pesquisas de conteúdo pornô variam muito de acordo com o contexto, com a cultura, a atriz do momento na TV, tudo isso pode corroborar para incendiar e cristalizar alguns fetiches. 

Há muitas críticas sobre este tema. Não só de feministas como Gail Dines, Andrea Dworkin ou Catharine MacKinnon, mas de qualquer pessoa que entenda que o vício pode alterar a percepção da realidade e aprisionar a pessoa nesta “satisfação imediata”, inclusive, a evasão do convívio social.

Bom, tendo esta premissa em mente e mais a ‘axioma’ de que lésbicas são exageradamente buscadas nestas plataformas, vamos catalogar alguns filmes que trazem no enredo o amor entre mulheres. E sem o pornô pesado, o título foi só um imperativo provocativo, provocações também podem ser boas.

Quando se fala em história lésbica várias coisas vêm à mente. A masturbação entre mulheres, o toque, elas se esfregando, o gemido feminino. Tudo isso compõe a forma como o imaginário social foi constituído. Mas a abordagem dos romances nos filmes, assim como Ammonite e Retrato de Uma Jovem em Chamas, por exemplo, mostra como a paixão e os sentimentos naturais humanos permeiam as nossas relações, sejam elas homossexuais ou não. O bom da vida é isso, ter histórias de amor pra contar.

Amor Maldito 

Amor Maldito
Amor Maldito (Reprodução)

Primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra na história do cinema, Amor Maldito é um filme brasileiro de 1984, dirigido por Adélia Sampaio. Duas jovens mulheres, Fernanda, uma executiva, e Sueli, uma ex-miss, se apaixonam e decidem morar juntas.

Senhoritas em Uniforme / Mädchen in Uniform – 1931

O primeiro Mädchen in Uniform foi banido pelos nazistas, que queimaram diversas cópias, mas não todas. Se remanesce uma, eterniza. Nos Estados Unidos, o filme foi proibido, mas Eleonor Roosevelt, a primeira-dama da época, fez uma moção para retirada da censura. Escrito por Christa Winsloe e Friedrich Dammann e dirigido por Leontine Sagan. Manuela (Hertha Thiele), uma jovem enviada a um internato, se apaixona por sua professora, Fraulein von Bernburg (Dorothea Wieck).

‘Elisa e Marcela’ – 2019

Casamento Marcela e Elisa na Espanha em 1901
Casamento Marcela e Elisa na Espanha em 1901 (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Marcela e Elisa casaram-se pela igreja em 1901, na Espanha. Essa história tem enredo de ficção, mas é real e este amor serviu de matéria-prima para um filme de drama romântico biográfico espanhol de 2019, dirigido por Isabel Coixet.

Lírios D’Água – 2007

Os filmes franceses têm sofisticação e uma sensualidade em cima do salto. Não é sangue, loucura, vida e morte. É a intensidade blasé, mas com o mistério e silêncio necessários para um bom romance. Neste filme, Marie (Pauline Acquart) está apaixonada pela capitã da equipe de nado sincronizado, Floriane (Adele Haenel), que por sua vez está envolvida com o nadador galã François (Warren Jacquin). Roteiro e direção de Céline Sciamma.

Azul é a Cor Mais Quente – Filme 2013

Lésbicas
(Foto: reprodução)

Foi um dos maiores sucessos cinematográficos lá em 2013. A trama adolescente, assim como Amigas de Colégio (1998), conta história de uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade