Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Identidade

O que é Cisgênero e transgênero? Qual a diferença entre eles?

Vale lembrar que a identidade de gênero e a orientação sexual são coisas distintas

Publicado em 23/09/2021

Nos dias de hoje, é muito comum ouvirmos falar a respeito de identidade de gênero, e às vezes acabamos gravando apenas algumas pequenas informações sobre o tema, criando o pensamento errado de que já entendemos muito bem sobre o assunto. Acontece que, além de ser uma questão delicada, é também algo que deve ser abordado com o máximo de informações possíveis, justamente para não cometer erros grosseiros, de forma que possa causar desconforto a qualquer pessoa.

Geralmente os gêneros que mais se ouve falar são cisgênero e transgênero, e é de extrema importância conhecer as diferenças entre eles, por mais que possam parecer pequenas ou simples no entendimento geral. Para compreender melhor essas diferenças vamos abordar separadamente cada um deles.

Pode ser que em algum momento você já tenha sido questionado a respeito de sua identificação, como homem ou mulher cis ou transgênero, seja durante o preenchimento de um formulário ou até mesmo durante uma conversa casual. Mas caso isso ainda não tenha acontecido, é bom estar preparado para dar uma resposta assertiva, sem que se sinta perdido ao falar sobre o assunto. Afinal, atualmente tem se tornado cada vez mais comum que esse tipo de pergunta seja feita, principalmente em processos seletivos ou preenchimentos de fichas para avaliações, a fim de que as demais pessoas saibam exatamente como o outro gostaria de ser tratado.

O que é Cisgênero?

Quando falamos sobre identidade de gênero estamos falando a respeito das formas as quais as pessoas podem ser caracterizadas, algumas delas sendo cisgênero ou transgênero. Ao usarmos o termo cisgênero nos referimos ao indivíduo que, na hora de seu nascimento, foi categorizado com determinado sexo, macho ou fêmea, e, ao crescer, passa de fato a se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. Ou seja, sua biologia e anatomia estão em harmonia com o gênero ao qual se identifica e se sente confortável.

O que é transgênero?

Já o termo transgênero remete-se a indivíduos que não se identificam com a designação dada em seu nascimento, simplificando, ao crescer a pessoa passa a não se sentir confortável com a sua anatomia e com a sua designação biológica. Ao nascer, uma mulher trans pode ser caracterizada como uma pessoa pertencente ao sexo masculino, no entanto, com os anos, passa a perceber que não se identifica com o sexo que lhe foi imposto, tendo a necessidade de alinhar a sua anatomia com o sexo ao qual se sente representada.

De acordo com o psiquiatra Alexandre Saadeh, “a identidade de gênero é completamente subjetiva e começa a se manifestar por volta dos três ou quatro anos de idade”, ou seja, a partir dessa idade, a pessoa começa a entender os sentimentos sobre si mesma e sobre o seu corpo.

Identidade de gênero e orientação sexual

Vale lembrar que a identidade de gênero e a orientação sexual são coisas distintas. Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

Identidade de gênero – Foto: Getty Images

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade