Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Cultura

Livro conta perseguição sofrida pela comunidade LGBTQIA+ na ditadura

"Contra a Moral e os Bons Costumes" é baseado na tese feita pelo advogado quando estava concluindo seu doutorado em 2017

Publicado em 27/09/2021

Cinquenta homens e mulheres homossexuais entram no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, no Primeiro de Maio. Estão carregando faixas que pedem direitos iguais. Enquanto marcham, carregam também um medo de dois gumes: temem ser fuzilados pela ditadura e também têm medo de ser hostilizados pelos 100 mil operários ali reunidos na luta por direitos sindicais. Mas são aplaudidos de pé pelos grevistas.

O acontecimento narrado é parte do livro escrito pelo advogado e professor de direito da Unifesp, Renan Quinalha, “Contra a Moral e os Bons Costumes“. O livro narra a história da perseguição sistemática contra a população LGBTQIA+ na época da ditadura e a resistência que as pessoas que fazem parte dessa comunidade tiveram que manter para continuarem lutando por seu direito à vida.

Contra a Moral e os Bons Costumes” é baseado na tese feita pelo advogado quando estava concluindo o seu doutorado em 2017, e foi adaptado para se tornar um livro. “O texto é bem diferente do que foi a tese. Cortei muita coisa e acrescentei outras.” diz Quinalha ao Folha de S. Paulo. Renan conta que esperava que seu trabalho pudesse ser uma retratação da história, mas de repente se deu conta de que estava vivendo as mesmas coisas na atualidade, desde as eleições de 2018.

“Isso é uma infeliz constatação. Quando eu decidi estudar isso, achei que fosse desbravar a construção de memória. Que entender os mecanismos de repressão era fazer um trabalho mais historiográfico. Mas de repente ele foi ficando cada vez mais atual” disse o professor. O livro de Renan Quinalha foi lançado pela editora Companhia das Letras e teve sua primeira publicação feita no dia 8 de setembro deste ano.

Foto: Companhia das Letras/Divulgação

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade