Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Homenagem

Janaína Dutra: Pioneira da luta travesti é homenageada pelo Google

"Dutra passou a vida inteira participando de conferências, seminários e mesas redondas para defender a igualdade" diz ainda informações do Google

Publicado em 30/11/2021

A advogada Janaína Dutra, homenageada na data de hoje (30), pelo Doogle, do Google, foi uma das pioneiras no ativismo social na luta pelas travestis. Janaína foi parte importante na busca pelos direitos da comunidade em todo o território nacional.

A ativista entrou para a história ao se tornar a primeira travesti membro da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) a exercer a advocacia no país. Nascida no dia 30 de novembro de 1960, Dutra faria 61 anos, mas infelizmente faleceu vítima de um câncer de pulmão, no ano de 2004.

Desde muito nova, a advogada precisou ter força e coragem para lutar contra o preconceito e não abaixar a cabeça diante dos desafios. Aos 14 anos, Janaína passou a ser vítima de homofobia, no entanto, teve o apoio de sua família para trilhar seu caminho durante a caminhada. Aos 17 anos, a ativista mudou-se para Fortaleza, no Ceará, para morar a irmã, momento em que passou a se envolver e dedicar-se cada vez mais com as causas da população LGBT.

De acordo com informações do próprio Google, na época de 1980, época em que se formou em direito, “Dutra avançou sua carreira desenvolvendo a primeira campanha de prevenção do HIV no Brasil com foco na comunidade transgênero, em colaboração com o Ministério da Saúde”. “Dutra passou a vida inteira participando de conferências, seminários e mesas redondas para defender a igualdade” diz ainda informações do Google.

Google faz homenagem a Janaina Dutra, advogada e ativista LGBTQIA+
Google faz homenagem a Janaína Dutra, advogada e ativista LGBTQIA+ (Imagem: Reprodução/Divulgação)

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade