Globoplay estreia série LGBTQIA+ “Orgulho Além da Tela” nesta segunda

Ao longo de três episódios, a produção aborda a evolução da pauta LGBTQIA+ na sociedade

Publicado em 11/10/2021 23:13
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta segunda-feira (11), a plataforma de streaming Globoplay lançou a série documental “Orgulho Além da Tela”, que faz um retrospecto sobre os personagens LGBTs que marcaram a história da dramaturgia da TV Globo desde o seu início. Ao longo de três episódios, a produção aborda a evolução da pauta na sociedade e como as tramas ficcionais podem ter impactado o comportamento da sociedade.

“O recorte foi feito em cima de personagens que tiveram mais espaço dentro das novelas e que foram importantes para criar um diálogo com a sociedade. A gente começa com o primeiro personagem, feito pelo Ary Fontoura em 1970, e, a partir daí, vamos destacando outros que fizeram essa história avançar”, conta a diretora geral Antonia Prado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O documentário também traz depoimentos de grandes autores que passaram ou ainda fazem parte da história da emissora, e que abordaram a homossexualidade de seus personagens em diferentes épocas. “Ao todo, foram 50 pessoas entrevistadas entre elenco da Globo e personagens da vida real que falam sobre a construção desses personagens e o reflexo deles na sociedade. São simbólicos e discutiram de forma mais aprofundada questões que envolvem orientação sexual e identidade de gênero, gerando um debate na sociedade”, destacou o redator Lalo Homrich.

Além desses depoimentos, a série documental também colocará telespectadores e fãs de novelas que tiveram suas vidas afetadas por personagens LGBTQIA+. O projeto também relembrará cenas marcantes com personagens LGBTQIA+, como o inesquecível desfecho entre Félix (Mateus Solano) e seu pai (Antonio Fagundes) em “Amor à Vida”, de 2014.

“O documentário traz três camadas diferentes em todos os episódios. A primeira é quase uma enciclopédia desses personagens e como eles foram retratados, com cenas da época e um recorte cronológico. Na segunda, autores, diretores, atores e pessoas envolvidas com a obra falam do backstage das cenas, contando um pouco sobre o fazer televisão e curiosidades de cada novela. E a terceira camada são as pessoas LGBTQIA+ e seus familiares que mostram o impacto das novelas nas suas vidas, deixando claro como a arte se inspira na vida e como a vida pode ser impactada pela arte”, explicou a diretora geral Antonia.

(Foto: Globoplay)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

G Store

MOLETOM PRIDE BRASIL

Comprar

SUNGA COLORS

Comprar

CAMISETA PRIDE HEART - LONG

Comprar

BONÉ PRIDE HEART

Comprar

MOCHILA PRIDE BRASIL

Comprar