Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Cultura

Globo trouxe tema intersexo para as telas em 1993

Globo contribuiu com os avanços na causa LGBT+

Publicado em 18/11/2021

A Globo sempre deu bastante visibilidade para LGBTs em suas programações, simplesmente por entender que a diversidade é um elemento constitutivo da sociedade e, se a trama é a representação do real, é impossível a sexualidade ficar de fora.

Naquela época, os personagens ainda vinham de forma caricatural. Os estereótipos foram caindo após a evolução do pensamento social e o avanço das discussões. Em 1993, o tema intersexo veio à tona com a novela Renascer.

Maria Luísa Mendonça tornou-se nacionalmente conhecida após a sua atuação na novela Renascer. Ela interpretava a personagem Buba, que era intersexo, um termo bem pouco utilizado na época.

Assim, sem revelar sua condição, começa a namorar José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), o que desencadeia sérios conflitos posteriormente.

A população intersexo possui variações no corpo que fogem do padrão binário, essas variações podem ser genitais, gônadas e padrões cromossômicos. A interpretação que costuma categorizá-los como anômalos desencadeia a perda da autonomia e do poder de decisão sobre os seus corpos. Confira nossa entrevista com um jovem que esclareceu o tema.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade