Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Inclusão

Estudantes criam aplicativo para ajudar pessoas trans em transição

"Identificamos que pessoas trans sofrem bastante com o preconceito e a falta de acolhimento" conta João Victor Alves

Publicado em 09/11/2021

O programa que ganhou o nome de Queely, foi criado por cinco alunos da Universidade Católica de Brasília (UCB) e foi desenvolvido para ajudar pessoas trans que estão passando pelo processo de transição. O aplicativo tem como objetivo funcionar como uma forma de diário, onde o usuário poderá registrar todo o processo, em um ambiente em que se sinta totalmente seguro.

Segundo informações de uma matéria publicada pelo G1, a ideia do projeto surgiu após os estudantes perceberem o quanto a transição de gênero pode ser um processo difícil e complicado. “Identificamos que pessoas trans sofrem bastante com o preconceito e a falta de acolhimento” conta João Victor Alves, um dos criadores do app.

“Pesquisamos sobre a transição de gênero e descobrimos que é um processo muito complexo, lento, pouco documentado e não muito especificado para a comunidade” concluiu. Além de João, o programa também foi criado por Arthur Amorim, Felipe Marra, Vitor Souza e Isabella Matiuzzo. Os alunos disseram que a intenção do nome do projeto era ser curto e fácil, para que as pessoas pudessem se lembrar sem precisar de muito esforço.

“Então, criamos o nome Queely, sendo uma junção das palavras ‘queer’, termo da comunidade LGBTQIA+ para identificar um leque de várias possibilidades de gênero e sexualidade, e ‘weekly‘ (semanalmente, em inglês), para dar a ideia de rotina, que é justamente a proposta do aplicativo” explica a designer Isabella Matiuzzo. O Queely é gratuito e está disponível para dispositivos IOS desde o mês de outubro.

Aplicativo Queely auxilia pessoas trans em processo de transição de gênero
Aplicativo Queely auxilia pessoas trans em processo de transição de gênero (Foto: Reprodução/Divulgação)

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade