Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Cultura

Casa 1 cria “Enciclopédia Sapatão” projeto que reúne histórias de mulheres lésbicas

"Mulheres lésbicas, assim como outras minorias, precisam se ver representadas e especialmente em contextos positivos" diz Thais Eloy

Publicado em 25/08/2021

O site criado pelo centro de acolhimento e cultura Casa 1, reúne em um único lugar histórias de mulheres lésbicas, o objetivo é “celebrar, preservar e evidenciar a vida, as memórias, as lutas e os trabalhos de mulheres lésbicas do brasil” de acordo com texto do próprio site. A “Enciclopédia Sapatão” traz grandes nomes de mulheres que ocupam espaço na música, esportes, literatura e entre muitos outros onde lutaram com unhas e dentes para poderem estar.

“Mulheres lésbicas, assim como outras minorias, precisam se ver representadas e especialmente em contextos positivos. É muito comum que cresçam em ambientes lesbofóbicos. A Enciclopédia Sapatão é para mostrar a essas pessoas que existe a possibilidade de uma existência feliz e plena” afirmou a redatora da Casa 1, Thais Eloy.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Extra, a ideia do evento surgiu durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+, ao perceberem a baixa presença de lésbicas em eventos realizados ao decorrer do mês. Entre os nomes que já foram incluídos no projeto estão as jogadoras de futebol Cristiane Rozeira e Formiga, as cantoras Leci Brandão, MC Drika e Day Lins, e a ativista Rosely Roth, que foi uma das pioneiras da história do movimento homossexual brasileiro.

“Buscamos perfilar personalidades que trazem pluralidade para o projeto, abordando as infinitas possibilidades de existir como lésbica e dando um espaço de destaque para essas vivências, sempre com um cuidado em pensar os recortes de raça, classe e outros marcadores importantes na construção das identidades” diz Thais. Ainda há muitos nomes para serem fixados na enciclopédia, mas com certeza não deixaram de fazer parte do projeto, além disso, pessoas que desejarem indicar nomes para fazer parte dessa história, basta envia-los para o contato que pode ser encontrado no site.

“Enciclopédia Sapatão”

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade